Resumo

Título do Artigo

FEW NEXUS, SUSTENTABILIDADE E AGRICULTURA FAMILIAR: um estudo de caso na RedeCoop/RS.
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Henrique Martins de Soares
- PPGA Responsável pela submissão
2 - Tania Nunes da Silva
- escola de administração

Reumo

Entre as abordagens mais recentes da sustentabilidade está a perspectiva FEW Nexus que considera os elementos alimento, energia e água interdependentes. No mais, nessa discussão está também a agricultura, atividade econômica responsável pela produção de alimentos, mas também pelo consumo de grande parte da água e energia. Dentro desse ramo, está a agricultura familiar, agente importante na produção sustentável principalmente no Brasil. Esses agricultores, buscando alcançar novos mercados e uma maior eficiência nas atividades administrativas, começaram a intercooperar.
Umas das iniciativas de intercooperação no estado do Rio Grande do Sul é a RedeCoop- Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária. Considerando esses temas, o problema de pesquisa desse trabalho é: como a RedeCoop ajudaria as cooperativas de agricultores familiares na transição para a sustentabilidade? Buscando responder essa pergunta, o objetivo desse estudo é: analisar as ações da RedeCoop nas cooperativas participantes por meio da abordagem FEW Nexus (nexo alimento-energia-água).
Como fundamentação teórica, apresentou-se- ao longo do texto- referências relacionadas à Sustentabilidade, FEW Nexus e Agricultura Familiar.
A presente pesquisa é exploratória-descritiva e possui caráter qualitativo. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso segundo Yin (2014). O caso escolhido foi a RedeCoop. A coleta de dados primários se deu através de entrevistas, com roteiro semiestruturado. Foram entrevistadas 12 pessoas ligadas à RedeCoop. As observações desse trabalho foram baseadas, também, em ações realizadas pelos meios de comunicação digital. A técnica de coleta de dados secundários utilizada foi a documental e o método de análise de dados foi a análise de conteúdo segundo Bardin (2010).
Ao longo da análise dos resultados, analisou-se a segurança alimentar, energética e hídrica e a produção agrícola familiar dentro do âmbito das cooperativas participantes da RedeCoop. Considerou-se, na análise, a visão dos presidentes/gestores das cooperativas, documentos como chamadas públicas e dados de webinares, vídeos públicos, postagens em redes sociais e notícias/matérias em sites jornalísticos. Assim, observou-se o atual estado das cooperativas e as ações da RedeCoop tendo em vista a abordagem FEW Nexus.
A RedeCoop possui ações diretas e indiretas no que tange aos elementos do nexo alimento-energia-água. No mais, age, positivamente, as cooperativas participantes nos elementos alimento e energia; e ainda atua indiretamente no que diz respeito ao elemento água. Apresentou-se possíveis ações que podem fortalecer a atuação da RedeCoop nos elementos FEW Nexus. No mais, descreveu-se as contribuições teóricas do trabalho e os temas que que devem ser prioridades das agendas públicas/políticas públicas.
BARDIN.L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BRASIL. Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020. Atualiza o marco legal do saneamento básico e altera a Lei nº 9.984, de 17 de julho de 2000. Diário Oficial da União, 2020. CONSELHO MUNDIAL DE ENERGIA. 2020. What is Quality Energy Access (QEA)? Disponível em: < https://www.worldenergy.org/impact-communities/innovation/innovation-focus>. Acessado em 18. set. de 2020.YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookman editora, 2014.