Resumo

Título do Artigo

A Energia Solar Fotovoltaica no Brasil: uma Pesquisa Bibliométrica
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Mario Roberto dos Santos
- Responsável pela submissão
2 - José Luiz Romero de Brito
- USP - Cidade Universitária

Reumo

No Brasil, a matriz elétrica brasileira é fortemente influenciada por fontes renováveis, com a hidroeletricidade tendo a maior contribuição. Apesar de todas as vantagens proporcionadas pelo papel da energia hidrelétrica na matriz elétrica, também leva a uma grande dependência do regime de chuvas e do fluxo de água nas bacias hidrográficas. A disponibilidade limitada de recursos hídricos, aumento da demanda por eletricidade e água e pressão sobre o meio ambiente, provocam esforços no sentido de diversificar a matriz elétrica para incluir outras fontes renováveis.
Devido à sua vasta área territorial tropical, o Brasil é um dos países com grande potencial de implementação de geração de energia solar fotovoltaica, pois tem uma irradiação média anual superior a maioria dos países europeus, onde a tecnologia fotovoltaica está sendo amplamente explorada e implementada. O país tem também um grande potencial para a mudança de paradigma relacionado ao crescimento de fontes renováveis na rede ao lado das fontes tradicionais. Assim, o objetivo do estudo foi verificar como a energia solar fotovoltaica no Brasil tem sido abordada na literatura científica.
Nos últimos anos, o planejamento operacional dos sistemas elétricos passou por mudanças que envolveram a incorporação de novas características tecnológicas, sociais e ambientais. Um fator importante observado é o uso crescente de diferentes tipos de fontes de energia renováveis. A energia fotovoltaica tem sido identificada como uma das principais fontes de energia na transição de fontes não renováveis para fontes renováveis, considerada como uma fonte de geração de energia limpa e poderá atender a demanda energética tanto no ambiente urbano quanto de empreendimentos em locais de difícil acesso
Foram realizadas pesquisas na base de dados ScienceDirect utilizando-se as palavras “Brazilian and photovoltaic and energy” e limitadas por tipo “review” e “research”. Essa base foi escolhida por ter periódicos relevantes, classificados no extrato Qualis A1 (2013-2016) como, por exemplo, Energy Policy; Journal of Cleaner Production; Renewable Energy; Renewable and Sustainable Energy Reviews; entre outros, e também por facilidade de acesso. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2020 e janeiro de 2021 e tendo como limite os artigos publicados até o ano de 2020.
Foram encontrados 160 artigos, selecionados 156 e classificados em dez temas em razão dos objetivos e temas desses artigos. Os temas e as respectivas quantidades de artigos foram: tecnologia e equipamentos (49 artigos); sistemas híbridos ou complementares de geração (26); geração de energia solar utilizando edifícios (21); leis, normas, regulamentos, tarifas (19); mercado (11), uso residencial de energia fotovoltaica (11); comparação entre fontes de energias (7) Impactos ambientais (6); educação e treinamento (3); estudos para melhor localização para implantação de usinas fotovoltaicas (3).
O que se verificou foi a grande variedade de temas, destacando-se propostas, como o uso de fontes de energia solar fotovoltaica, em reservatório de usinas hidroelétricas e açudes; na estrutura de edifícios comerciais, residenciais, públicos; no teto de residências; sistemas híbridos eólicos, fotovoltaicos, hidroelétricos; utilizando infraestrutura de parques tecnológicos etc. O desafio atual das economias em desenvolvimento é enfrentar o aumento do consumo e reduzir o impacto do uso de fontes não renováveis, estimulando o avanço das tecnologias que exploram as fontes renováveis de energia.
Bellido, M.M.H., Mendonça, H.L., Fonseca, M.V.A., Branco, D.A.C., & Pereira, A.O., Jr. (2020). Maturity-based analysis of emerging technologies in the Brazilian Power Sector. Journal of Cleaner Production. Carstens, D.D.S., & Cunha, S.K. (2019). Challenges and opportunities for the growth of solar photovoltaic energy in Brazil. Energy Policy. Zomer, C., Custódio, I., Antoniolli, A., & Rüther, R. (2020). Performance assessment of partially shaded building-integrated photovoltaic (BIPV) systems in a positive-energy solar energy laboratory building: Architecture perspectives. Solar Energy.