Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO AMBIENTAL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA ÁREA DA CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Douglas da Silva Ferreira
- Universidade Federal do Ceará - UFC
2 - FRANCISCO RENNAN MOTA UCHOA
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão

Reumo

O desempenho ambiental é um tema crescente nas organizações. É um conceito chave de medir as atividades e o desempenho exercidos dentro de uma organização frente as questões ambientais, podendo desenvolver estratégias de sustentabilidade e implantar ações no âmbito ambiental.
O estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: como se configura as pesquisas internacional sobre desempenho ambiental no campo de estudo da contabilidade? A partir disso, o objetivo deste artigo é analisar as publicações sobre desempenho ambiental no campo de estudo da contabilidade a partir dos artigos disponibilizados no banco de dados Web of Science no período de 2011 a 2020.
Doorasamy (2016) ressalta que o desempenho ambiental é um indicador utilizado para medir as atividades desempenhadas pelas organizações frente ao meio ambiental, bem como uma prática de gerenciamento e confiabilidades frente as necessidades dos Stakeholders. Ambec e Lanoie (2008) ressaltam que a melhoria do desempenho ambiental pode trazer a um aumento das receitas através de três meios: (a) melhor acesso a certos mercados, (b) diferenciar produtos e (c) vender tecnologias de controle de poluição. Assim, fortalece a observância a contabilidade e os indicadores de desempenho ambiental.
Foram analisados 36 artigos coletados no banco de dados Web of Science e publicados no período de 2011 a 2020. A pesquisa, baseada no estudo bibliométrico, apresenta um mapeamento dos estudos sobre desempenho ambiental destacando os seguintes elementos: as instituições e os autores que mais contribuíram com pesquisa nesta área, a evolução acadêmica da pesquisa sobre desempenho ambiental na contabilidade, as principais temáticas abordadas, os aspectos metodológicos das pesquisas e às bases teóricas utilizadas nos artigos.
Analisa-se os dados por meio da análise de conteúdo e com o auxílio do software VOSviewer. A análise de conteúdo permite que, através de normas sistemáticas, possamos analisar o conteúdo dos textos desenvolvidos de modo a extrair seus elementos centrais e seus significados temáticos (Chizzotti, 2016). O software VOSviewer, por sua vez, cria mapas de relevância baseado em distância, através de links entre palavras, autores, instituições, resumos e referências disponibilizadas nos bancos de dados.
Os resultados apontam que as principais teorias presentes nas pesquisas são: a teoria dos stakeholders, teoria da legitimidade, teoria institucional e a da divulgação voluntaria. A metodologia de pesquisa mais utilizada foram os testes estatísticos, mostrando que os autores buscam verificar as principais correlações e inferências com o desempenho ambiental, e a evolução das publicações sobre a temática é flutuante e crescente em relação as citações, demonstrando a continuidade da relevância do tema para comunidade cientifica e os benefícios para a organização na tomada de decisão ambiental.
Ambec, S., & Lanoie, P. (2008). Does it pay to be green? A systematic overview. The Academy of Management Perspectives, 45-62. Chizzotti, A. (2006). Análise de conteúdo, análise de narrativa, análise do discurso. In Chizzotti, A. (Org.). Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais (4a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes. Doorasamy. (2016). The perceptions of management on the benefits of adopting an environmental management accounting system as a waste management tool. Journal Details, 8(1), 93-106.