Resumo

Título do Artigo

O POTENCIAL DA CIRCULARIDADE PARA A REDE DE ENERGIAS RENOVÁVEIS: Casos de compartilhamento de energia fotovoltaica
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Cecilia Emi Yamanaka Matsumura
Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação Cidades Inteligentes e Sustentáveis Responsável pela submissão
2 - Adriana Santiago Souza
-
3 - Ricardo Hugo Becker
-
4 - Heidy Rodriguez Ramos
- UNINOVE

Reumo

Com os efeitos das Mudanças Climáticas, há uma urgência em desenvolver uma maneira sustentável na produção de energia por meio de diferentes tecnologias adequadas o desenvolvimento de mecanismos de compartilhamento de energia, para assim, evitar futuros problemas ecológicos e econômicos. A Economia Circular representa uma tentativa de conceituar a integração da atividade econômica e do bem-estar ambiental de forma sustentável. Compartilhar, consertar e reutilizar são conceitos da EC onde, o que se extrai do meio ambiente volta naturalmente ao final do ciclo, sendo regenerado e reutilizado.
Este artigo traz como questão de pesquisa: Como o setor energético está aplicando o conceito de Economia Circular no compartilhamento de energia fotovoltaica? Como objetivo geral, traz uma análise teórica dos conceitos de Economia Circular e Energias Renováveis, descreve casos de empresas do setor energético que aplicaram o conceito de economia circular através do compartilhamento de energia fotovoltaica explorando a relação de energias renováveis e economia circular, finalmente concluindo com os resultados de implementação e lacunas de pesquisa identificados.
Economia Circular tem sido discutido desde a década de 1970 para sistemas econômicos modernos onde os processos industriais tiveram que ser revistos devido a pressão ambiental e aumento nos preços dos commodities, atraindo a atenção de grandes empresas globais e formuladores de políticas. O esgotamento das reservas mundiais de petróleo onde grande parcela dessas reservas estão localizadas em regiões de conflitos políticos e étnicos de difícil solução, trouxe o desafio que é a busca de nova da matriz energética por utilização de fontes renováveis, em grande escala, além das questões ambientais.
Esta pesquisa é descritiva baseado em levantamento de revisão teórica da literatura, cujo processo de construção se deu por meio de consulta ao Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science e Scopus. Como palavras-chave, foram utilizados os termos: “economia circular” e “energias renováveis”, em português e inglês. O recorte temporal adotado foram publicações a partir de 2017. A partir desses textos, foram mapeados outros artigos, relatórios empresariais, de governos e livros citados nos textos pré-selecionados e que remetiam ao esclarecimento conceitual dos termos em análise.
Soluções para atender a demandas de energia por meio do uso sustentável na utilização de fontes renováveis, promovem a segurança energética por meio de medidas que busquem a circularidade dos recursos e desenvolvam sistemas econômicos sustentáveis e restaurativos que são fundamentais. No contexto da EC o setor de energia é influenciado pelos biocombustíveis e derivados da biomassa como fonte alternativa de combustíveis e energia em larga escala, porém, este artigo procurou apresentar cases com base no princípio do compartilhamento considerado pouco explorado e de potencial no mercado global.
Ficou evidenciado nesta pesquisa que, a implementação de mecanismos de compartilhamento de energia foi adotada por empresas privadas e start-up nesses últimos anos com resultados promissores e fracassos. Espera-se que o presente artigo possa contribuir para reflexão e difusão de propostas de medidas e ações que promovam EC, transformando os desafios em oportunidades ao nível do setor de energia. EC e ER tem sido abordada cada vez mais devido a geração de benefícios sendo inclusive uma oportunidade de negócio no setor energético, com potencial no mercado global visto o potencial solar do país.
Almeida, S. (2017, dezembro 30). Energias Renováveis. Recuperado de https://knoow.net/ciencterravida/geografia/energias-renovaveis/. Ellen MacArthur Foundation. (2013). Towards The Circular Economy – Economic and business rationale for an accelerated transition. Journal of Industrial Ecology 2, 23-44. E-Pop chega ao mercado para atrair pessoa física para GD. (2019, setembro 18). Canal de Energia. Recuperado de https://www.canalenergia.com.br/noticias/53112415/epop-chega-ao-mercado-para-atrair-pessoa-fisica-para-gd. Wautelet, T. (2018). The Concept of Circular Economy: its Origins and its Evol