Resumo

Título do Artigo

O impacto de dimensões ambientais, sociais e de governança em processos de fusão e aquisição de empresas: uma revisão sistemática
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Gustavo Alves de Melo
Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia Responsável pela submissão
2 - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR
-
3 - MARIA GABRIELA M PEIXOTO
Universidade de São Paulo - USP - Escola de Engenharia de São Carlos
4 - Samuel Borges Barbosa
-
5 - Maria Cristina Angélico Mendonça
-

Reumo

Tratar da mensuração de desempenho nas empresas passa a ser visto mais como uma necessidade do que uma exigência, pois o nível de competição de mercados acaba por selecionar as empresas que são eficazes em cada tipo de setor considerado. A consideração de aspectos não-financeiros e seus impactos no desempenho econômico das empresas também merecem atenção, visto que temas ambientais, de desenvolvimento sustentável e gestão de pessoas têm sido amplamente discutidos ao longo dos anos por grupos de executivos e incorporados às metas das organizações.
A sustentabilidade corporativa envolve aspectos relacionados ao reaproveitamento de resíduos, utilização responsiva dos recursos hídricos, entre outros. Desta forma, há uma agregação de valor nos processos de F&A com a incorporação do pensamento sustentável. Sendo assim, como as dimensões ESG têm auxiliado nas tomadas de decisões sobre processos de fusões e aquisições em empresas? O estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre impacto de fatores de responsabilidade social corporativa, no caso, as dimensões ESG no desempenho de processos de fusões e aquisições em empresas.
A decisão de operações de F&A em empresas parte de alguns pressupostos e motivações que devem ser considerados para a redução de riscos nas operações de compra e venda. Além disso, a frente de pesquisa relacionada ao impacto de aspectos não-financeiros a partir de dimensões ESG nos processos de F&A tem crescido nos últimos anos. As dimensões ESG representam fatores inerentes a responsabilidade social corporativa que incentivam a reestruturação de empresas na criação de estratégias rentáveis e eticamente comprometidas com os princípios de CSR.
Foram realizadas algumas análises bibliométricas com o auxílio dos softwares VOSviewer e Bibliometrics R de trabalhos publicados nas bases científicas Web of Science e Scopus em um horizonte de tempo indeterminado, além da escolha de estudos relevantes para a discussão do tema. Frente a isso, o estudo apresentou uma abordagem qualitativa e descritiva.
Os resultados apontaram uma evolução crescente dos estudos da área, uma influência positiva das dimensões ESG como métricas de desempenho para decisões de fusão e aquisições de empresas e uma sobreposição na consideração de dimensões sociais e de governança à dimensão ambiental pelas organizações. A dimensão ambiental contempla a base do desafio das empresas para o alcance de melhores índices de desempenho no plano sustentável. Além disso, é observado um crescimento no sentido das empresas alvos após a realizações de fusões e/ou aquisições.
Em uma análise geral o presente estudo alcançou a plenitude em seu objetivo, demostrando os principais aspectos relacionados aos impactos das dimensões ESG em processos de F&A. As limitações estiveram relacionadas ao ineditismo do tema, a quantidade reduzida de estudos de alta aderência e ao horizonte de análise reduzido. Por fim, foi sugerido a realização de um estudo considerando novas bases científicas a fim de possibilitar o desenvolvimento de novos estudos comparativos.
Cho, K., Han, S. H., Kim, H. J., & Kim, S. (2021). The valuation effects of corporate social responsibility on mergers and acquisitions: Evidence from US target firms [Article]. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 28(1), 378-388. https://doi.org/10.1002/csr.2055 Ibrahimi, M., & Meghouar, H. (2019). Sources of value creation and destruction in horizontal mergers and acquisitions [Article]. Managerial Finance, 45(10/11), 1398-1415. https://doi.org/10.1108/mf-02-2018-0053