Resumo

Título do Artigo

COMPRAR OU NÃO COMPRAR? ANÁLISE DOS HÁBITOS DE CONSUMO DURANTE A PANDEMIA
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Carla Patricia de Sousa Silva
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Universidade Federal do Piauí Responsável pela submissão
2 - Leonardo Victor de Sá Pinheiro
Universidade Federal do Piauí - UFPI - CAFS

Reumo

O consumo para os seres humanos é uma necessidade básica, no entanto, no decorrer dos anos, o consumo foi adotando novas perspectivas, não acontecendo simplesmente pela primordialidade. O consumo de forma exagerada se torna um fator contribuinte para a crise socioambiental, sendo necessário adotar mudanças no estilo de vida, no qual se insere a proposta de consumo consciente. As decisões de compra e o comportamento do consumidor sofrem influências de diversos fatores como: sociais, psicológicos, culturais e pessoais.
Os hábitos cotidianos das pessoas de saírem para trabalhar, compras em lojas físicas, sair com os amigos e família para eventos, foram alterados pelas medidas de restrições e também pela preocupação de contaminação pelo novo coronavírus. Dessa forma, essa pesquisa pretende responder o seguinte questionamento: Como ficaram os hábitos de consumo durante a pandemia de covid-19? A pandemia ocasionou mudanças em diversos setores da saúde e economia, proporcionando modificações nos hábitos de consumo, sendo assim, o objetivo deste estudo é: Analisar os hábitos de consumo durante a pandemia.
O comportamento de consumo pode ser resumido no comportamento que os consumidores mostram quando estão procurando, comprando, usando e avaliando determinados produtos e serviços (VIEIRA, 2002). Toscan e Toscan (2020) discorrem que na pandemia do coronavírus, o consumo foi comprometido pelos problemas sociais. Durante a pandemia, as compras se concentraram em itens considerados essenciais. De acordo com Sheth (2020), em momentos de incerteza e crise a tendência dos consumidores é deixar a compra de produtos ou serviços adicionais para depois.
Utilizou-se uma abordagem quantitativa de caráter exploratório descritivo. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados foi o questionário elaborado na plataforma Google Forms. A pesquisa contou com a participação de 104 consumidores, sendo a maioria do estado do Piauí, para o estudo, levou-se em consideração pessoas acima de 18 anos e que fossem os principais responsáveis por suas compras individuais ou domésticas. Além disso, os dados foram analisados com o auxílio do software Excel.
Os principais resultados encontrados evidenciam a diminuição na renda e diminuição na compra de itens não essenciais como, por exemplo, roupas, calçados e produtos de beleza, o que vai de encontro ao percebido na literatura. Já em relação a compras online e pedidos de comida por delivery houve um aumento durante a pandemia, assim como na maior procura por opções mais baratas, desconto e promoções e em reutilizar e/ou consertar produtos. Além disso, os consumidores acreditam que a pandemia trouxe impactos profundos no comportamento em geral.
A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) foi um fator que acarretou mudanças repentinamente na vida das pessoas. Com as medidas de restrições adotadas em diversos países do mundo, setores do comércio foram fechados por não serem considerados essenciais, diminuindo a circulação de pessoas nas ruas e modificando as relações sociais. Entender os impactos da pandemia em aspectos como o consumo é importante pois é possível saber quais aspectos tiveram maior influência e também para compreender o comportamento dos consumidores em momentos de crise.
SHETH, Jagdish. Impact of Covid-19 on consumer behavior: Will the old habits return or die?. Journal of Business Research, v. 117, p. 280-283, setembro de 2020. TOSCAN, Candido Tainá Silva; TOSCAN, Guilherme Fernandes. Repensando o consumo em tempos de modernidade líquida: construindo cenários mais sustentáveis no cenário pós pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n.4, p. 190-204, 2020. VIEIRA, Valter Afonso. Fazendo uma revisão nas áreas de influência no comportamento do consumidor. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 8, n. 5, p. 1-13, 2002.