Resumo

Título do Artigo

Comportamento socialmente responsável e a legibilidade dos relatórios de sustentabilidade
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Anderson Conte
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó - Chapecó Responsável pela submissão
2 - Sady Mazzioni
- Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
3 - Cristian Baú Dal Magro
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Reumo

As organizações buscam construir constantemente sua reputação no mercado, adotando práticas que englobam características ambientais, econômicas e sociais. Diante disso, o número de empresas que divulgam seus relatórios de sustentabilidade (RS), aumentou consideravelmente pelo mundo. No entanto, a literatura existente induz ao entendimento de que as companhias que divulgam RS buscam alcançar a reputação de “empresa que reproduz comportamentos socialmente responsáveis”. Porém, estudos empíricos que comprovem a influência dessa relação na legibilidade dos relatórios ainda são escassos.
A investigação buscou responder a seguinte pergunta: qual a influência dos aspectos relacionados com o comportamento socialmente responsável na legibilidade dos relatórios de sustentabilidade em companhias abertas listadas na [B]³? O objetivo do estudo é analisar se os aspectos relacionados com o comportamento socialmente responsável influenciam na legibilidade dos relatórios de sustentabilidade em companhias abertas listadas na [B]³.
Desde a adoção voluntária de relatórios de sustentabilidade nas décadas de 1980 e 1990, muitas organizações têm se concentrado no propósito de relatar suas práticas socialmente responsáveis. No entanto, a forma como as empresas publicam seus RS, têm se tornado um motivo de preocupação para os investidores. A falta de legibilidade e o excesso de informações contábeis nos relatos empresariais tem se tornado um empecilho na interpretação de informações relevantes pelas partes interessadas (LI, 2008; BAKAR; AMEER, 2011; STONE, 2011; LAKSMANA; TIETZ; YANG, 2012; LAWRENCE, 2013).
Realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem predominantemente quantitativa. Os dados foram coletados a partir de uma amostra formada pelas companhias que divulgaram seus relatórios de sustentabilidade, correspondendo a 125 em 2018 e 121 em 2019, respectivamente. As métricas utilizadas para medir o índice da legibilidade dos textos na comunicação dos relatórios foram o Índice Flesch e Flesh-Kincaid. A análise dos dados foi elaborada com uso das técnicas da estatística univariada (descritiva), bivariada (correlação) e multivariada (regressão de dados em painel).
De modo geral, os relatórios de sustentabilidade apresentaram baixa legibilidade, demonstrando que somente o público com Ensino Superior completo ou acima, consegue compreender o conteúdo evidenciado. Constatou-se que a legibilidade dos RS foi 12,3% superior em 2019 quando comparado com 2018. Na comparação com as contrapartes, empresas classificadas como financeiras (em 2018) e com adesão aos ODS (em 2019) apresentaram maiores índices de legibilidade. Porém, aderir aos ODS foi o único fator significativo para influenciar a legibilidade dos relatórios.
O artigo fornece insights quanto às implicações do comportamento socialmente responsável nos relatos de sustentabilidade. De forma particular, esse estudo apontou que empresas que aderem aos ODS e abordam o tema em seus RS, tendem a apresentar maiores níveis de legibilidade. Observa-se que este fato ainda não havia sido citado ou evidenciado em pesquisas já publicadas na literatura nacional e internacional. Como sugestões futuras, recomenda-se a comparação da influência dos aspectos do comportamento socialmente responsável na adesão dos ODS.
BAKAR, A. S. A.; AMEE, R. Readability of corporate social responsibility communication in Malaysia. Readability of Corporate Social Responsibility communication in Malaysia, v. 18, n. 1, p. 50-60, 2011. LEHAVY, R.; LI, F.; MERKLEY, K. The effect of annual report readability on analyst following and the properties of their earnings forecasts. The Accounting Review, v. 86, n. 3, p. 1087–1115, 2011. WANG, Z.; HSIEH, T.; SARKIS, J. CSR performance and the readability of CSR reports: too good to be true? Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 25, p. 66-79, 2017.