Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS E SUA APROXIMAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE: o caso edisca
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Lucas de Souza
Centro Universitário Fametro - Unifametro - Carneiro da Cunha Responsável pela submissão
2 - Fábio Freitas Schilling Marquesan
- PPGA

Reumo

O empreendedorismo sustentável e os negócios sociais representam atuações alternativas no campo empresarial. Esses empreendimentos sociais alcançam rendimentos financeiros executando ações voltadas para a sustentabilidade e para a oferta de soluções para problemas da população de baixa renda.
Dada essa articulação teórica, chegou-se a seguinte questão de pesquisa: Como o negócio social estudado (EDISCA) se aproxima do conceito de sustentabilidade, em suas dimensões econômica, social e ambiental? A fim de elucidar essa questão, buscou-se compreender como as ações cotidianas da EDISCA se aproximam de práticas econômicas, sociais e ambientais originadas do conceito de sustentabilidade.
As possibilidades ou oportunidades de atuação para os empreendedores sustentáveis irão surgir das falhas ou deficiências de mercado, as quais provocam externalidades responsáveis por problemas sociais e ambientais, as quais demandarão ser solucionadas, dentre outros modos, por novas formas de negócios sustentáveis (BOSZCZOWSKI; TEIXEIRA, 2012; COHEN; WINN, 2007; RAUFFLET; BRES; FILION, 2014). Essas novas formas de negócios sustentáveis são os negócios sociais ou negócios de impacto social (KIYAMA; COMINI; D’AMARO, 2014).
Em relação aos procedimentos metodológicos, foi executada uma pesquisa qualitativa e de caráter descritivo. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com os gestores da EDISCA. Para análise dos dados foi realizada análise de conteúdo.
Conclui-se que a EDISCA se aproxima de práticas sustentáveis ao promover impactos e benefícios para a sociedade ou comunidade onde se insere e desenvolver estratégias e ações para gerar receita e, assim, promover sua sustentabilidade financeira.
Conclui-se que a EDISCA se aproxima de práticas sustentáveis ao promover impactos e benefícios para a sociedade ou comunidade onde se insere e desenvolver estratégias e ações para gerar receita e, assim, promover sua sustentabilidade financeira.
BOSZCZOWSKI, A. K.; TEIXEIRA, R. M. O Empreendedorismo Sustentável e o Processo Empreendedor: Em Busca de Oportunidades de Novos Negócios como Solução para Problemas Sociais e Ambientais. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 12, n. 29, p.141-168, maio/ago. 2012. KIYAMA, R. S.; COMINI, G. M.; D`AMARIO, E. Q. Criação de Negócios Sociais no Brasil: Um Estudo Exploratório. In: ENANPAD - ENCONTRO DA ANPAD, 38., 2014, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Anpad, 2014. p. 1 - 16. Disponível em: .