Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EVIDENCIAÇÃO DA NBC T 15 NOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS DAS DEZ MAIORES EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA B3, EM DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Dayani Faria de Oliveira Silva
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda Responsável pela submissão
2 - Gisele Moreira de Souza
Universidade Federal Fluminense - ICHS - Campus Volta Redonda
3 - Isabel Cabral
Universidade Federal Fluminense - ICHS VOLTA REDONDA
4 - Ivan Carlin Passos
Universidade Federal Fluminense - Universidade Federal Fluminense
5 - José Cláudio Garcia Damaso
Universidade Federal Fluminense - Ciências Contábeis

Reumo

De acordo com Paiva (2003) quando uma empresa evidencia as informações socioambientais ela está valorizando o meio ambiente e tornando sua imagem empresarial um diferencial perante a opinião pública, atraindo novos consumidores e conservando os atuais. Para Mello et al (2018) a consciência empresarial responsável é fundamental para que haja possibilidade de engajamento de todos no processo de desenvolvimento para a preservação do meio ambiente. A norma contábil NBC T 15 trata das Informações de Natureza Social e Ambiental que devem ser evidenciadas pelas entidades.
A questão de pesquisa é a seguinte: As empresas de energia elétricas listadas na B3 apresentam suas demonstrações contábeis à luz da NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental? Sendo o objetivo geral do trabalho identificar o grau de adesão à NBC T 15 das dez maiores empresas de energia elétricas listadas na B3, em distribuição de riqueza.
A norma contábil NBC T 15 apresenta conceitos e procedimentos aplicados de Contabilidade, com objetivo de auxiliar as organizações na divulgação das suas ações de responsabilidade social e ambiental (CFC, 2009). A norma NBC T 15 se divide em informações relacionadas à geração e a distribuição de riqueza; aos recursos humanos; à interação da entidade com o ambiente externo e à interação com o meio ambiente. As informações devem ser expressas monetariamente pelo valor total do gasto com cada item e também devem ser divulgadas as informações referentes ao exercício atual e ao exercício anterior.
A presente pesquisa é classificada quanto aos objetivos como exploratória; quanto aos procedimentos como bibliográfica. Quanto à abordagem do problema, esta pesquisa é classificada como qualitativa. Como técnica de análise de dados foi feita análise de conteúdo, identificando-se nas referidas Demonstrações Contábeis as informações solicitadas na NBC T 15. Foram selecionadas as dez maiores empresas do setor de energia elétrica listadas na B3, em distribuição de riqueza, para compor a amostra da pesquisa.
A NBC T 15 requer ao todo 55 itens sobre as informações sociais e ambientais que uma entidade deve apresentar em seus relatórios. Dentre as dez empresas da amostra, a que mais atendeu à norma forneceu informação de 46 itens. Porém, essa empresa ficou em nono lugar na tabela de geração e distribuição de riqueza. A empresa que mais distribuiu riqueza ficou em 3º lugar com 40 itens atendidos. A empresa que menos forneceu informações socioambientais atendeu somente oito itens da norma contábil.
Percebe-se uma dificuldade das empresas da amostra desta pesquisa em divulgar as informações requisitadas pela norma contábil, já que nenhuma atendeu a todas as informações da norma. Outro fato preocupante é que a maioria delas não apresentou boa parte das informações sobre o tópico de Recursos Humanos, o que não tem explicação, já que todas as informações estão na própria empresa. Evidenciar as informações socioambientais é demonstrar preocupação com os impactos causados pelas atividades realizadas pela empresa e o respeito pela sociedade na qual está inserida.
CFC, Conselho Federal de Contabilidade. NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental. Resolução CFC nº 1.003/04 - Brasília - Agosto/2004. MELLO, M. F.; MELLO A. Z. Uma análise das práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade como estratégias de empresas industriais do setor moveleiro: um estudo de caso. Gestão & Produção, São Carlos, v. 25, n. 1, p. 81-93, 2018. PAIVA, Paulo Roberto. Contabilidade Ambiental: Evidenciação dos gastos ambientais com transparência e focada na prevenção. São Paulo: Atlas, 2003.