Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE DOS TIPOS DE CARNE NA ÓTICA DE CONSUMIDORES DA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Flaviane Saraiva Bastos
Unipampa | Universidade Federal do Pampa. - Unipampa Campus Dom Pedrito
2 - Gustavo da Rosa Borges
- Responsável pela submissão

Reumo

Com o aumento exponencial da população, a demanda por um alimento que supre as necessidades fisiológicas e nutricionais aumenta. Entretanto, é cada vez mais evidente a busca por alimentos naturais e saudáveis, que não ocasionem problemas à saúde como a obesidade, diabetes, hipertensão entre tantas outras doenças que acometem crianças e adultos (OLIVEIRA, 2013). Por outro lado, pouco ainda se sabe que tipo de carne os consumidores consideram ser mais saudáveis.
Como visto até aqui, reconhece-se a importância nutritiva e saudável que a carne tem para o consumo humano, entretanto, pouco ainda se sabe sobre a percepção de consumo saudável dos diversos tipos de carne, especialmente por moradores da região da campanha gaúcha. Portanto, o presente trabalho propõe responder à seguinte indagação: qual a carne que o consumidor da Região da Campanha Gaúcha considera mais saudável? Assim sendo, pretende-se descobrir qual a carne que o consumidor de uma amostra da Região da Campanha Gaúcha considera mais saudável.
O consumo médio de Carne Bovina por brasileiro é de 38,37 kg/ano (ABIEC, 2020). A Carne de Frango é uma das proteínas animal mais consumidas, chegando a 45,27 kgpor habitante no ano de 2020 (ABPA, 2021). Com o aumento da produção de carne suína também houve um aumento no consumo, que em 2020 chegou a 16kg/hab/ano (ABPA, 2021). O consumo de peixes de água doce cultivados é de cerca de 3 kg/habitante/ano e esse número cresce quando incluído o consumo de peixes de água salgada, camarão e pescado (PEIXE, 2020).
O presente estudo caracteriza-se por ser descritivo e quantitativo por meio de uma abordagem não probabilística. Os dados coletados e analisados posteriormente são de natureza primária, oriundos de um questionário estruturado. O questionário foi composto por questões envolvendo o perfil do consumidor, incluindo o seu local de moradia, o consumo de carne (Frango, Peixes e Frutos do Mar, Suína, Ovina e Bovina). O tratamento dos dados foi estatístico.
Apesar de o preço ser um fator que geralmente influencia na hora da compra, alguns critérios também se destacam quando o consumidor decide qual proteína animal comprar. As características que mostraram maior relevância foram o sabor e a maciez, seguido de procedência da carne e coloração em que a mesma apresenta. O preço, o estabelecimento da compra e a certificação do produto também são atributos que influenciam na hora da compra. Aspectos como a propaganda e o Marketing pouco influenciam, segundo a percepção dos entrevistados.
Em relação a esse objetivo pode-se afirmar que a maior frequência de consumo é a carne bovina, consumida pela maior parte dos entrevistados quase todos os dias. Estes resultados sugerem uma reflexão. Por que será que as pessoas acham peixes e frutos do mar mais saudável e consomem mais carne bovina. Será um fator econômico ou cultural? Por fim, pesquisou-se quais os fatores que influenciam no momento da compra da carne. Constatou-se que a procedência, Sabor e Maciez e certificação é o que mais influencia; sendo que a propaganda/marketing o que menos influencia.
ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal. Relatório Anual 2021. Disponível em:https://abpa-br.org/abpa-lanca-relatorio-anual-2021/. Acesso em: 18 de Julho 2021. ABIEC, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. Beef Report: Perfil dapecuária no Brasil. Relatório Anual 2020. 2020. Disponível em: http://abiec.com.br/publicacoes/beef-report-2020/ Acesso em: 28 de Julho 2021. ABOAH, Joshua; LEES, Nic. Consumers use of quality cues for meat purchase: Researchtrends and future pathways. Meat science, v. 166, p. 108142, 2020.