Resumo

Título do Artigo

Capacidade de inovação das incubadoras de negócios e performance da inovação sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Selma Regina Martins Oliveira
- Universidade Federal Fluminense Responsável pela submissão

Reumo

Muitas organizações reconhecem a importância da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável determinantes para a sua sobrevivência. E uma das áreas chave é a inovação sustentável. Inovações orientadas para a sustentabilidade são essenciais para o alcance de vantagem competitiva (KENNEDY, WHITEMAN E ENDE, 2017). Desta forma, é necessário [...] aprimorar as capacidades de inovação (Tseng e Tseng, 2019) das incubadoras de negócios.
O objetivo deste artigo é examinar os impactos da capacidade de inovação das incubadoras de negócios e seus impactos para a performance da inovação sustentável. E tem como questão-chave: Quais são os impactos das capacidades de inovação para a performance da inovação sustentável.
Mas, “é a capacidade de inovar continuamente e agregar valor ao cliente que determinará o sucesso estratégico e que decidirá se a empresa será capaz de‘ vencer sua concorrência ’no processo” (Verdin e Tackx, 2015), sobretudo a capacidade de inovar de forma sustentável. Inovações sustentáveis são invenções que proporcionam um progresso essencial em questões sociais, econômicas e ecológicas (ROSCA, ARNOLD e BENDUL, 2017).
O estudo foi baseado na experiência de incubadoras de negócios no Brasil. Dados empíricos foram adquiridos a partir de um survey realizado com gestores com experiência em incubadoras de negócios. Os dados foram coletados por meio de um questionário do tipo escalar. Foi adotada a técnica de correlação de Spearman com aplicação da ferramenta R para os cálculos das análises.
As descobertas revelaram que as capacidades de R&D, organizacional e marketing apresentam contribuições significativas para os resultados. Os resultados apresentam contribuições: evidenciam em que grau as capacidades impactam a performance sustentável das incubadoras; melhoram a compreensão do papel das incubadoras para a sustentabilidade dos negócios; ajudam os gestores em suas estratégias de escolha das capacidades de alto impacto para o desempenho superior da inovação sustentável na perspectiva, econômica, social e ambiental. Esta pesquisa preenche um gap na literatura prestigiada.
As nossas descobertas revelaram que as capacidades têm impactos positivos e significativos para a inovação sustentável. Através da capacidade de planejamento estratégico as incubadoras podem melhorar a capacidade de resposta, garantir o processamento de informações relevantes e vincular o ambiente externo à flexibilidade da capacidade de resposta interna às questões econômicas, sociais e ambientais.
Hayter, C.S., Nelson, A.J., Zayed, S. and O'Connor, A.C, (2018), “Conceptualizing academic entrepreneurship ecosystems: a review, analysis and extension of the literature. J Technol Transf ,Vol.43, pp.1039–1082. Iansiti, M. and Levien, R. (2004), “The Keystone Advantage”, Harvard Business School Press, Boston, MA Kamboj, S. and Rahman, Z. (2017), "Market orientation, marketing capabilities and sustainable innovation: The mediating role of sustainable consumption and competitive advantage", Management Research Review, Vol. 40 No. 6, pp. 698-724