Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM TURISMO RELIGIOSO: UM ESTUDO NO SANTUÁRIO DO LIMA – PATU/RN
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Genival Cosmo dos Santos Júnior
-
2 - João Clécio de Sousa Holanda
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
3 - Edivaldo Rabelo de Menezes
-

Reumo

O turismo é uma prática que muito contribuem para com o desenvolvimento de municípios, estados e do país de modo geral. Sua atividade se faz relevante, especificamente, para o desenvolvimento da economia dos lugares de destino. Situado no munício de Patu/RN, o Santuário do Lima, é por muitos considerado, um dos principais atrativos turístico, cultural e religioso do Polo Serrano do Rio Grande do Norte.
Como as novas tecnologias podem contribuir para a consolidação da identidade do Santuário do Lima como destino turístico no segmento religioso?” O objetivo geral desse estudo é analisar como o uso de novas tecnologias (redes sociais e mídias digitais) e de como o marketing de lugares, podem influenciar a consolidação da identidade do Santuário do Lima como destino turístico no seguimento religioso.
Foram abordados sobre o Turismo como fator de desenvolvimento econômico e social; Turismo religioso; Turismo e Tecnologia: Turismo inteligente; e Marketing de Lugares.
Esta pesquisa consiste em uma revisão sistemática literária e de campo, de caráter bibliográfico e de natureza exploratória propositiva. Tendo como campo empírico, o Santuário do Lima, localizado do município de Patu/RN, para que esta pesquisa pudesse ser efetivada, alguns passos tiveram que serem dados: estudo bibliográfico exploratória, estudo de campo, observação, entrevista com o gestor do santuário e categorização dos dados levantados. Os dados foram analisados seguindo as orientações dos procedimentos da análise de conteúdo. Uma pesquisa de abordagem qualitativa, e caráter descritiva.
Os resultados mostram que ao ser inserido o uso de novas ferramentas tecnológicas como meio de divulgação e consolidação da identidade do Santuário do Lima como destino turístico religioso, se é oportunizado o crescimento e aprimoramento de boas estratégias de gestão, marketing e financeiro da Organização.
O que se impõem sobre o turismo religioso no Santuário do Lima, a de que é necessário assegurar os interesses da organização por um desenvolvimento sustentável com a implementação de novas ferramentas tecnológicas no intuito de manter-se competitivo no segmento. Observa-se a nítida contribuição que a inovação tecnológica pode favorecer para a manutenção da identidade do Turismo Religioso no Santuário do Lima, com impactos positivos e promissores para o desempenho da organização, caso esta opte pela adoção dessas ferramentas tecnológicas.
BRASIL. Estudos da Competitividade do Turismo brasileiro. Nota Técnica Parcial: Tecnologia da Informação Aplicada ao Turismo. Brasilia, 2007. Disponível em:< https://www.eco.unicamp.br/neit/images/stories/arquivos/TECNOLOGIA_DA_INFORMACAO_APLICADA_AO_TURISMO.pdf>. LOPES, R. M. R; ALVES, L. da S. F. O desenvolvimento do turismo no Estado do Rio Grande do Norte a partir da ação pública. Cultur – Revista de Cultura e Turismo, v. 9, n. 5, 2015. SANTOS, A. V. dos; SANTOS, M. T. dos. Marketing turístico. Manaus: Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2011.