Resumo

Título do Artigo

FAZ UM PIX! AVALIANDO O IMPACTO DO MEIO DE PAGAMENTO INSTANTÂNEO PARA A INCLUSÃO FINANCEIRA NA BASE DA PIRÂMIDE
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Victor Mateus da Silva Viana
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de pós graduação em Administração e Controladoria Responsável pela submissão

Reumo

Como forma de mitigar os efeitos da crise do Coronavírus, programas de renda básica foram introduzidos mundialmente. No Brasil, o principal destaque para minimizar os efeitos sociais trazidos pelas medidas restritivas e o distanciamento social foi à criação do Auxílio Emergencial. O cenário brasileiro de meios de pagamentos digitais também vem passando por profundas mudanças, principalmente em resposta a dois fatos recentes: a pandemia da Covid-19 e o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos “Pix”. Ambos estão impulsionando a digitalização e simplificação das transações em ritmo jamais
Qual o impacto do Pix para a inclusão financeira na base da pirâmide? Essa pesquisa tem como objetivo geral: Avaliar o impacto do Pix para a inclusão financeira na base da pirâmide. Para tanto, foi aplicado um survey e realizado entrevistas com alguns moradores da zona urbana e rural de um município do interior do Estado do Ceará, o qual se mostrou adequado para os objetivos do presente estudo.
Para o Banco Mundial “a inclusão financeira significa que indivíduos e empresas possuem acesso a produtos e serviços financeiros úteis e a preços acessíveis, que atendam às suas necessidades” (WORLD BANK, 2018). Em um mundo cada vez mais dinâmico, pagamentos mais rápidos se tornaram a norma e não é mais apenas uma opção para participantes do mercado e reguladores. Os pagamentos instantâneos entregam pagamentos na velocidade da luz, e estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias na semana e nos 365 dias do ano (KHIKMATULLAYEVNA, 2020).
Essa pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva. Quanto a sua natureza é quantitativa, utilizando-se também de métodos qualitativos. Para a etapa quantitativa da coleta de dados foi adaptado um questionário survey, buscando inserir ao contexto do Pix, sendo utilizada uma escala tipo likert de cinco pontos. O survey foi aplicado de forma presencial e online durante o mês de agosto de 2021. Na etapa qualitativa foi realizado entrevistas presenciais com pessoas que se enquadram na base da pirâmide do Brasil.
Os resultados demonstram o impacto e importância do Pix como sistema de pagamentos, sendo uma importante ferramenta para os pobres alcançarem um bem-estar financeiro e por consequência uma inclusão financeira, também é possível visualizar uma satisfação maior dos autônomos em comparação com as demais ocupações. Além disso, evidenciou-se que 43% da amostra da pesquisa não tinham conta em banco antes da pandemia, constatando-se também uma grande inclusão financeira.
O presente estudo avaliou o impacto positivo do Pix para a base da pirâmide, sendo possível concluir que o Pix proporciona um bem-estar financeiro tanto para a população urbana como a rural da amostra. Nesse intuito, o Pix surge como um serviço financeiro facilitador, possibilitando uma alavancagem da inclusão financeira universal prescrita como um facilitador chave na eliminação da pobreza global de acordo com as metas de desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030.
LIMA, Herbert; DE REZENDE FRANCISCO, Eduardo. Revolução nos meios de pagamento digitais. GV EXECUTIVO, v. 20, n. 1, p. 22-25, 2021. KHIKMATULLAYEVNA, Sharipova Nilufar. THE SUBSTANCE OF INSTANT PAYMENTS, THEIR DEVELOPMENT AT THE GLOBAL LEVEL, PROBLEMS AND SOLUTIONS. AMultidisciplinary Peer Review Journal, p. 1123-1130, 2020. WORLD BANK. Poverty and shared prosperity 2018: Piecing together the poverty puzzle. 2018.