Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE INDICADORES DE EFICIÊNCIA ECOLÓGICA NA PRODUÇÃO DE FÓSFOROS VERDES
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Velozo Valenga
- Unicentro Responsável pela submissão
2 - Zoraide da Fonseca Costa
-

Reumo

No Brasil, a sustentabilidade e as ações de responsabilidade social, vêm sendo consideradas, de forma efetiva, desde os anos de 1990, e evidenciam a necessidade de transformações nos paradigmas de desenvolvimento que vinham sendo utilizados. A empresa estudada nesta pesquisa é do setor fosforeiro, que lançou no mercado um produto inovador: os fósforos ecológicos. Assim, a ferramenta de Ecoeficiência vincula-se à pesquisa, por ser um método que sugere alavancagem no potencial de inovação, bem como na redução dos resíduos e poluição ambiental.
Considerando os aspectos mencionados anteriormente, este estudo procura responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições advindas da ferramenta de ecoeficiência para uma produção de fósforos ecologicamente eficiente? De tal modo, esta pesquisa tem como principal objetivo estudar o relacionamento existente entre a produção de fósforos ecológicos e a ferramenta de ecoeficiência, verificando quais das suas dimensões são alcançadas contribuem para a produção verde.
Em um sistema ecoeficiente realiza-se o monitoramento do sistema de produção e verifica-se todas as fontes de recursos em que podem estar ocorrendo desperdícios e elevada produção de resíduos. Ainda, para sua comprovação podem ser consideradas sete dimensões: Reduzir a intensidade do consumo de materiais em produtos e serviços; Reduzir a intensidade do consumo de energia em produtos e serviços; Reduzir a dispersão de compostos tóxicos; Promover a reciclagem; Maximizar o uso de recursos renováveis; Estender a durabilidade dos produtos; Aumentar a intensidade do uso de produtos e serviços.
A metodologia foi fundamentada na abordagem qualitativa, com a estratégia de pesquisa de estudo de caso e método descritivo. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, diário de pesquisa e observação direta. Foram entrevistados oito colaboradores, sendo eles: três gestores e cinco funcionários envolvidos no sistema produtivo. A análise de dados foi baseada na análise de conteúdo, por meio da qual os dados foram categorizados e agrupados conforme o conteúdo comum entre eles, para a realização da análise.
Os resultados evidenciaram que o sistema produtivo de fósforos verdes possui uma estreita relação com a ecoeficiência, pois, por meio do estudo, foi possível visualizar que, com excessão de uma, todas as dimensões foram alcançadas pela produção de fósforos verdes. Entretanto, pode-se verificar que várias das dimensões da ecoeficiência atingidas pela organização ocorrem de forma não intencional, ou seja, não são planejadas e previstas pela administração, nem visualizadas como partes de um todo, tendo em vista, ainda, que alguns entrevistados demonstraram desconhecimento pela ferramenta.
A produção de fósforos verdes segue as diretrizes de uma fabricação ecoeficiente. Este sistema trouxe resultados ambientais positivos para a organização, que passou a minimizar os problemas advindos da produção de fósforos, e controla-los para que acidentes ambientais não sejam causados pela empresa.
MUNCK, L.; CELLA-DE-OLIVEIRA, F. A. Ecoeficiência: uma discussão do conceito como uma competência organizacional. Revista Alcance, v. 21, n. 3, 2014. PIOTTO, Z. C. Eco-eficiência na indústria de celulose e papel - estudo de caso. Tese. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2003. SISINNO, C. L. S.; MOREIRA, J. C. Ecoeficiência: um instrumento para a redução da geração de resíduos e desperdícios em estabelecimentos de saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 1893-1900, 2005.