Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO MAIS LIMPA: BOAS PRÁTICAS EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS EM BOM JARDIM, ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Lilian Bechara Elabras Veiga
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Gestão Ambiental Responsável pela submissão
2 - Simone Lorena Quiterio de Souza
-
3 - Christina Maria Costa Fagundes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Maracanã
4 - Edjofli Dantas Viana
- Campus Rio de Janeiro
5 - Gabriele Pinheiro Loureiro
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Maracanã

Reumo

Nas últimas décadas, a intensificação e diversificação dos processos produtivos teve por consequência questões ambientais significativas. As empresas, em um primeiro momento, por imposição legal, e depois por vislumbrarem acesso a novos mercados e vantagem competitiva, passam a considerar a variável ambiental no seu processo de tomada de decisão. Essa situação é uma realidade para as indústrias de laticínios, responsáveis pelo elevado consumo de recursos naturais e por gerar significativos impactos ao meio ambiente, devido a elevada geração de resíduos e efluentes em seus processos produtivos.
As indústrias de laticínios vislumbraram a necessidade de adotar instrumentos de gestão ambiental visando a preservação dos recursos naturais e a minimização dos impactos ambientais e sociais. A Produção Mais Limpa (P+L) pode contribuir para esse fim. O artigo apresenta a P+L como instrumento de gestão ambiental empresarial a ser adotado pelas indústrias de laticínios. São apresentadas e analisadas práticas de P+L adotadas por uma indústria de laticínios situada no município de Bom Jardim, ERJ, e sugeridas novas oportunidades de P+L a serem adotadas visando um melhor desempenho ambiental.
A P+L busca a redução do uso de recursos naturais e a redução ou eliminação da poluição gerada no processo produtivo, indo ao encontro das premissas de Produção e Consumo Responsáveis, definidas no âmbito do ODS 12. Gradualmente as indústrias de laticínios estão reconhecendo os ganhos e a importância em adotar medidas de P+L visando a sustentabilidade das suas operações, reduzindo o uso de matérias-primas, água e energia, minimizando a poluição associada ao processo produtivo e mesmo a outras atividades da indústria, resultando de forma mais abrangente em um processo produtivo mais eficiente.
Para consolidar o referencial teórico, a abordagem metodológica consistiu em pesquisa bibliográfica e documental, com foco em Produção mais limpa (P+L). Foram analisados documentos, relatórios de pesquisa, artigos científicos, teses, dissertações. Através de um estudo de caso, buscou-se identificar a implementação da P+L em uma indústria de laticínios localizada no município de Bom Jardim, ERJ. Foram realizadas visitas técnicas à indústria. As informações foram obtidas através de pesquisa de campo de natureza descritiva e qualitativa, observação direta no local e entrevista não estruturada
A indústria de laticínios está localizada no município de Bom Jardim, ERJ. A partir de visita técnica pode-se verificar que esta vem implementando programas que visam a minimização do consumo de água e energia, além da minimização da geração de efluentes, resíduos e emissões atmosféricas. Pode-se afirmar que a indústria adota práticas e ações que vão ao encontro das premissas e aos três níveis de eficiência da P+L: modificação no processo de produção; substituição de matérias primas: boas práticas de fabricação; mudança de tecnologia; reuso e reciclagem interna e reuso externo.
A Sustentabilidade empresarial é um desafio para as empresas se tornarem economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas. Uma mudança de paradigma. A empresa analisada adota algumas ações e iniciativas de P+L. Porém, visando aprimorar essas ações, o estudo apresentou como proposições: realizar diagnóstico do processo produtivo; balanço de massa e de energia do processo; avaliação técnica, econômica e ambiental das alternativas de P+L identificadas; definir indicadores de monitoramento das ações implementadas; maior comprometimento e apoio integral da direção da empresa.
Barbieri, J.C. (2016). Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. 4 ed. São Paulo: Saraiva. Grasi, T.M.T., Ferreira, E. (2013). Produção Mais Limpa. In: Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental: desafios e perspectivas para as organizações. Organizadores: Vilela Jr. A. e Demajorovic, J. 3ed. São Paulo: Editora SENAC. p. 45-82 Kiperstok, A. et al. (2002). Prevenção da Poluição. Brasília: SENAI/DN. 290 p. Lemme, C.F. (2016). Bem-Estar Animal e Sustentabilidade Corporativa: uma agenda para a liderança empresarial brasileira. In M. J R. P. da Costa, & A. C. Sant'Anna (Eds.)