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Título do Artigo

MATRIZ DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL DA FAZENDA DA ESPERANÇA DE RORAIMA
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Palavras Chave

Negócios Sociais
Teoria da Mudança
Avaliação de impacto

Área

Engema

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Bianca Barbosa Garcia
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2 - Daiane Tretto da Rocha
Universidade Federal de Roraima - UFRR
3 - Geórgia Patrícia da Silva Ferko
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4 - JAQUELINE SILVA DA ROSA
- Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de gestão e negócios
5 - Rita de Cássia Silva Costa
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Reumo

Com o crescimento dos problemas sociais e ambientais, os governos, organizações internacionais e empresas começam a pensar em novas estratégias para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental gerando soluções sustentáveis, visando à redução da pobreza, estabelecer um equilíbrio na distribuição da riqueza e a preservação do meio ambiente. Como resultado o empreendedorismo social ganha força. Nestes empreendimentos, o lucro não é mais o propósito principal, mas um meio para alcançar objetivos mais amplos, cujas prioridades são sociais, ambientais ou ambos.
Problema: Como construir uma matriz de avaliação para um negócio de impacto? Objetivo: contribuir com a construção da matriz de avaliação de impacto da Fazenda da Esperança de Roraima (FERR).
Este trabalho possibilitou aprofundar o conhecimento sobre negócios de impacto social, Teoria da Mudança e Avaliação de Impacto por meio das contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais. Ademais, utilizou-se relatórios da PIPE Social, Aliança, ENINPACTO e MOVE. Conforme pesquisa da PIPE Social (2019) 42% dos negócios de impacto não mensuram o impacto e ainda não definiram os indicadores de impacto. Sendo assim, a avaliação de impacto social e a definição de indicadores ainda são desafios para os gestores realizarem.
Foram realizadas três etapas para a realização da pesquisa, a primeira foi à revisão bibliográfica da literatura a respeito de negócios de impacto, dando ênfase nos conceitos de negócios de impacto, teoria de mudança e avaliação de impacto. A segunda etapa consistiu na aplicação de uma oficina na FERR, e por fim, realizou-se a terceira etapa, com a elaboração da teoria da mudança da FERR e a partir disso foi possível montar a matriz de avaliação de impacto, conforme objetivo geral.
Constatou-se por meio dos compromissos recomendados pela Carta de Princípios para Negócios Sociais, que são: Compromisso com a Missão Social e Ambiental, Compromisso com o Impacto Social e Ambiental Monitorado, Compromisso com a Lógica Econômica e Compromisso com a Governança Efetiva, que a FERR é realmente um negócio de impacto, iniciou-se a elaboração da teoria da mudança da fazenda, para que fosse possível alcançar o objetivo deste artigo, construir uma matriz de avaliação de impacto.
Foi verificada a importância da elaboração da Teoria da Mudança para a realização da avaliação e monitoramento do negócio de impacto, pois a partir desta teoria, que serão identificados os pontos a melhorar para alcançar o objetivo do negócio. Com base na TdM elaborada, foi construída a matriz de impacto da FERR.
FORÇA TAREFA DE FINANÇAS SOCIAIS (vários autores). Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil. Disponível em:Acesso em 31 de maio de 2019. OLIVEIRA FILHO, Gilberto R.; KIYAMA, Renato Seiki; COMINI, Graziella Maria. Os desafios de mensurar o impacto social. In: Negócios com impacto social no Brasil, São Paulo, Pierópolis, 2013. YUNUS BRASIL. Muhammad Yunus e os negócios sociais. In: SANTANA, Ana Lúcia Jansen Melo de; SOUZA, Leandro Marins de. Empreendedorismo com foco em negócios sociais. Curitiba: NIT