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Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EM PAUTA NAS UNIVERSIDADES: NÍVEL DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Ambientalização Curricular
Educação

Área

Engema

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luana Andresa Alves Monteiro Caula
- FEAAC

Reumo

A importância da difusão da sustentabilidade na sociedade já é consenso. A visão reduzida do assunto unicamente à crise ambiental, cede espaço para discussões mais fundamentadas, alicerçadas em pressupostos teóricos, da necessidade de implementação de inovações tecnológicas para efetivo enfrentamento e mitigação dos efeitos da mudança climática global, e pelo resgate da ecologia de saberes (SANTOS, 2010). Neste sentido, as instituições de ensino têm papel vital em semear o assunto, como dito anteriormente desde a educação básica, até o ensino superior.
A pesquisa originou-se do seguinte questionamento: Qual nível de ambientalização curricular dos cursos de pós-graduação em gestão financeira no munícipio de Fortaleza/CE? O objetivo geral delineado para este estudo é: Identificar o nível da ambientalização curricular nos cursos de pós-graduação em gestão financeira no município de Fortaleza/CE. Além disso, para ajudar a elucidar o objetivo geral do estudo foram delineados 3 objetivos específicos.
Em meio às discussões sobre desenvolvimento sustentável, a educação para a sustentabilidade (EpS) tem ganhado destaque nos debates, uma vez que “a educação surge como agente de transformação, ao sensibilizar e estimular o indivíduo a exercer seu papel de consumidor cidadão” (Silva, et al. 2013, p. 155). Com isso, as instituições de ensino, da Educação Básica à Superior, são convidadas a promovê-las em suas políticas institucionais e curriculares de forma transdisciplinar, permeada em todas as áreas do conhecimento.
Essa pesquisa é do tipo quali-quantitativa, visto que os dados a respeito das características da ambientalização foram colhidos e posteriormente agrupados em tabela. Além disso, a pesquisa também pode ser considerada como documental visto que foram colhidas informações dos sites das IES consideradas como amostra da pesquisa. O universo em que foi realizada esta pesquisa compreende 8 IES que ofertam o curso de pós-graduação em gestão financeira no município de Fortaleza/CE. A coleta de dados aconteceu através dos dados disponíveis nos sítios eletrônicos das IES pesquisadas.
Para iniciar a análise dos dados foi necessário entender as características consideradas na ambientalização curricular e assim possuir parâmetro para mensurar o nível de ambientalização dos cursos de pós-graduação em gestão financeira nas IES da amostra. A análise de dados foi dividida em quatro etapas: mapeamento, coleta, classificação e análise. Observamos que o total de pontos variou entre as IES, pois considerando o total de 10 pontos em relação às características da ambientalização curricular, 50% das IES possuem em sua estrutura cinco pontos pontos enquanto 25% chegam a ter 8 pontos.
O papel da educação no contexto da sustentabilidade é primordial. Pois é necessário haver mudanças no comportamento e mentalidade da sociedade de forma a conscientizar as pessoas às mudanças ocorridas no planeta, e à necessidade de construirmos um futuro mais sustentável para todos. Pudemos observar que a pergunta base do artigo foi respondida, visto que através da análise dos dados conseguimos chegar ao nível de ambientalização curricular dos cursos de pós-graduação em gestão financeira em Fortaleza/CE.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. SILVA et al. Um espelho, um reflexo! A Educação para a Sustentabilidade como Subsídio para uma Tomada de Decisão Consciente do Administrador. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo/ SP. v. 14. n. 3. edição especial, maio/junho. 2013.