Pôsteres

Título do Artigo

ANÁLISE DA TECNOLOGIA SOCIAL NO BRASIL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Tecnologia social;
Análise bibliométrica;
Base Scopus;

Área

Engema

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - SUSIMARA ROSA DE SOUZA
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Câmpus Tubarão

Reumo

A pesquisa em inovação social atualmente vem sendo utilizada como alternativa de proposição para resolução de conflitos da sociedade. Diante do antigo dilema acentuado nos países que vivem à beira do Capitalismo este tema se torna ainda mais emergente. São muitas as barreiras a serem vencidas, ao passo que, superada a ideia de que o desenvolvimento econômico seria a única solução, abre caminho para novas possibilidades com o intuito de combater a exclusão social e a pobreza.
Recentemente vem se discutindo sobre o caminho que a sociedade deve escolher para a resolução dos seus próprios problemas. A muito tempo acreditou-se que o desenvolvimento econômico seria a única solução. Ao passo que, mesmo que para alguns países essa missão tenha tido êxito, muitas pessoas ainda se encontram em um cenário de extrema pobreza. O presente artigo tem como premissa analisar a Tecnologia Social (TS) no Brasil, mediante pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus.
A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 2018, rege políticas imprescindíveis e reforça a competência do Estado como responsável pelo desenvolvimento das ferramentas da TS, conforme o Título VIII, que diz respeito a Ordem Social, no Capítulo IV referente à Ciência, Tecnologia e Inovação. Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação.
Na etapa quantitativa da pesquisa os dados foram coletados com base no estudo bibliométrico na base de dados Scopus sobre o tema Tecnologia Social, mediante termo de busca “social technolog*, análise do título, idioma e resumo dos artigos, para posterior distribuição de frequência simples. Seguida da etapa qualitativa, analisando os resultados obtidos na fase anterior, como também, sua relação com o escopo proposto. As informações foram tabuladas em planilhas eletrônicas e classificadas de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Verificando a afiliação dos autores percebe-se que há considerável pluralidade das instituições de autoria dos artigos da amostra, com destaque para a Universidade de São Paulo – USP e Universidade Estadual do Norte do Paraná com 17%. O que demonstra que as intuições reconhecem a importância do tema. Quanto à escala de publicações ao longo tempo, constata-se leve homogeneidade para os resultados deste estudo. Contudo, destaque-se que não há publicação no universo da pesquisa para o ano de 2019, assim como também para o ano de 2021.
Este artigo discutiu a relação entre tecnociência e sociedade, e como elas estão alicerçadas em um pensamento retrógrado e altamente capitalista, pautado no consenso de que os efeitos do conhecimento e dos avanços tecnológicos devem ser discutidos à luz do retorno financeiro. Neste sentido, pairam explicações racionalistas, como se tivessem antolhos nos olhos da sociedade de modo a vislumbrar apenas lucro, a projeção deveria pautar na capacidade de fomentar a sociedade civil na promoção de melhorias em vários quesitos como trabalho, saúde, educação, moradia.
ANDRADE, I. C. DE; SILVA, D. B. DA; CALEMAN, S. M. DE Q. Análise da eficácia social de um programa de produção agroecológica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 2015. ARAGON OVALLE, L.; RIBEIRO, Y. G. Garantia de direitos e burocracias estatais: mediadores universitários, protagonistas quilombolas e a tradição em disputa. Horizontes Antropológicos, v. 24, n. 50, p. 215–242, 2018. ARAÚJO, R. O. A.; CÂNDIDO, G. A. Sistema de indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de tecnologias sociais: Proposição de uma metodologia. Espacios, v. 38, n. 2, 2017.