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Título do Artigo

Marca-País No Turismo: Impactos Da Nova Marca Brasil Na Imagem Do País No Cenário Internacional
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Palavras Chave

Marca Brasil
Rebranding
COVID-19

Área

Engema

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Beatriz Agostinho Machado
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - Ribeirão Preto
2 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
- Departamento de Administração

Reumo

A pesquisa teve como intuito compreender os impactos da mudança da marca-país brasileira e os efeitos da pandemia da COVID-19 na imagem do Brasil no cenário global. Pretendeu-se mapear quais foram as motivações da Embratur ao realizar a mudança da marca-país, assim como os efeitos da pandemia da COVID-19 na imagem do Brasil no exterior e na atração de turistas. O estudo caracteriza-se como qualitativo, tendo como metodologia as entrevistas em profundidade. Foram realizadas entrevistas com a Embratur e profissionais de turismo, como pesquisadores e docentes em cursos da área.
O problema de pesquisa é: como a mudança da marca-país e a situação atual do Brasil frente aos eventos contemporâneos, como a pandemia da COVID-19, poderão impactar nas atividades de atração turística e na imagem do país no cenário internacional? Tendo isso em vista, o objetivo geral da pesquisa é entender como a nova marca Brasil pode influenciar a imagem do país e seus fins turísticos no cenário internacional, além de compreender os impactos de outros fatores atuais que podem causar efeitos no turismo e na gestão da marca, como a pandemia da COVID-19.
Com a globalização e o concomitante aumento da concorrência, os países estão buscando fortalecer suas identidades nacionais e se posicionar no contexto mundial (ROOKWOOD, 2019). Isso vem sendo realizado através da criação de uma marca-país, em que o branding permite aos territórios potenciar a sua notoriedade e reputação (LAGES ET.AL., 2018). Entretanto, uma marca-país pode ser utilizada também para reposicionar uma nação diante do cenário mundial. Além disso, para Papadopoulos et. al. (2002), grandes eventos podem afetar a imagem de um país, como uma pandemia. Tem-se a relevância do estudo.
Este estudo caracteriza-se como qualitativo e exploratório, visto que visa desenvolver proposições pertinentes para investigação posterior. A coleta de dados primários se baseou em entrevistas em profundidade. Com isso, perguntas foram previamente desenvolvidas. As entrevistas foram realizadas com especialistas que estudam o assunto e/ou trabalham com marketing turístico, visando a coleta de informações e dados que possam contribuir para o entendimento dos potenciais efeitos da nova Marca Brasil na imagem do país no exterior. Foi realizada também uma entrevista com a Embratur.
Pode-se dizer que o que levou ao rebranding da Marca Brasil foi o alinhamento da imagem do país no exterior com os ideais do governo eleito neste mesmo ano. Contudo, apenas a marca em si não tem o poder de transformar a imagem do país, se as atitudes e comportamentos dos governantes não forem vistos de forma positiva no cenário internacional. Isso ocorre no caso do Brasil, tendo em vista que as decisões dos governantes em relação à pandemia não estão sendo interpretadas de maneira positiva no exterior, impactando em sua imagem internacional.
O intuito do rebranding da Marca Brasil, em 2019, foi o alinhamento da imagem do país com os ideais do governo eleito no mesmo ano. Mas, se a imagem do país está desfavorável no exterior em questões sanitárias e de segurança, a atração de turistas não será beneficiada. No contexto da marca em si, a imagem do Brasil poderá não sofrer grandes impactos, tendo em vista que outros aspectos como a diplomacia do país têm maior relevância. Entretanto, a avaliação pelos especialistas diante das características da marca não reflete uma construção de valor favorável para a promoção turística brasileira.
Os principais autores, cujas bibliografias foram utilizadas, são: Souiden et. al. (2017), Lages et. al (2018), Sousa et. al (2018), Kanazawa et. al (2019), Montanari et. al (2018), Casidy et. al (2019) e Campelo et. al (2014). Foram utilizados também alguns relatórios renomados da área de turismo: Travel & Tourism Competitiveness Report (2019) e Future Brand Country Index (2020), além de documentos encontrados no portal online da Embratur, como o Plano de Transição 2020.