Pôsteres

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR: a sustentabilidade e o meio ambiente na percepção do consumidor
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Economia Circular
Comportamento do consumidor
Meio Ambiente

Área

Engema

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - WESLEY PEREIRA CANDIDO
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste - Zona Leste
2 - Heloísa Helena Duarte Silva
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste - Zona Leste
3 - José Abel Andrade Baptista
-

Reumo

A conclusão de um ciclo de desmatamento demora anos para ser encerrada, ao abordar o conceito de economia circular, que adere pelo descarte correto e reutilização de materiais e resíduos, auxilia na prolongação e redução da vida útil de um produto, contendo o desmatamento ambiental com objetivo de recriação. Por esses fatores, é imprescindível que cada indivíduo tenha o sentimento de pertencimento em relação à natureza e aja como agente transformador consciente dessa relação, da dependência ser humano-natureza, e faça parte, com autonomia, da coletividade para a preservação ambiental.
O intuito desta pesquisa é contribuir socialmente e academicamente, no que tange ao modo de consumo das pessoas, delimitou-se em uma questão norteadora que julgou-se ser um guia para direcionar as discussões acerca da seguinte proposta: Os consumidores conhecem o conceito de economia circular e estão preocupados e familiarizados com a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental? Essa pergunta deu início ao objetivo da pesquisa, ou seja, verificar o quão conscientes se encontram os consumidores a respeito da economia circular e do meio ambiente atualmente.
A EMF (2021) conceitua a economia circular como uma economia restauradora e regenerativa por design. Essa atividade econômica constrói e reconstrói a saúde geral do sistema, reconhecendo a importância do funcionamento da economia de forma eficaz em todas as escalas globais e locais. Contudo, Aligleri (2003) por mais que existam consumidores conscientes, os países devem ser grandes propulsores de incentivo à mudança de consumo responsável, principalmente pelo alto poder aquisitivo de produtos sustentáveis, do qual o desejo de compra não acompanha o custo do produto com baixo impacto ambiental.
Aborda-se os procedimentos metodológicos em função do problema de pesquisa, conhecimento do termo economia circular e familiaridade com a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Para Teixeira (2005), a metodologia objetiva-se em esclarecer o que são as técnicas empregadas para planejar, conduzir e apresentar uma pesquisa científica. Classifica-se esta pesquisa como quantitativa e exploratória, que segundo Minayo e Sanches (1993) o estudo exploratório permite, conciliar as vantagens de se obter os aspectos qualitativos de informações à possibilidade de quantificá-los.
Realizou-se uma pesquisa quantitativa e exploratória, do período de 24/08/2021 a 05/09/2021, pelo aplicativo Google Forms (Formulário Google), contendo 11 (onze) questões fechadas utilizando a escala de likert. Aplicado em formato digital, foi obtido 202 (duzentas e duas) respostas. Dos 202 respondentes, 65% são do sexo feminino com idade mínima de 18 anos, sendo o maior índice 30,69% para pessoas com idades entre 18 e 23 anos e acima de 40 anos. Sobre o grau de escolaridade, 31,19% têm ensino superior incompleto e 23,27% têm ensino superior completo.
Com base na pesquisa realizada que busca responder a problemática deste artigo, observa-se que os respondentes não possuem o conhecimento e compreensão do termo Economia Circular, mas, praticam ações que condizem com a finalidade e objetivo deste modelo de economia. Sobre a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, menos de um terço de pessoas pensam na questão ambiental como critério para escolha de uma marca ou produto. Contudo, é perceptível a necessidade de adoção de mais políticas públicas que ensinem e incentivem o estudo e consumo sustentável.
ALIGLERI, L. Responsabilidade social na cadeia logística: uma visão integrada para o incremento da competitividade. Encontro de estudos organizacionais, 2003. BONCIU, F. The European economy: From a linear to a circular economy. Romanian Journal of European Affairs. v. 14, p. 78-91, 2014. EMF. Ellen Macarthur Foundation. What is Circular Economy?. 2021. Disponível em: https://archive.ellenmacarthurfoundation.org/circular-economy/what-is-the-circular-economy. Acesso em: 28. Ago. 2021.