Pôsteres

Título do Artigo

MENSURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS NO PONTO DE PRODUÇÃO E VENDA DO AÇAÍ
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Vinho de Açaí
Informação Gerencial
Custeio Baseado em Atividade e Tempo

Área

Engema

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - José Luiz Nunes Fernandes
- Universidade Federal do Pará
2 - Prof. Dr. ANDERSON ROBERTO PIRES E SILVA
Universidade Federal do Pará - UFPA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Faculdade de Ciências Contábeis
3 - João Carvalho Lobo Neto
-
4 - Yasmin Alvarez Duarte
-

Reumo

Existe um nó na cadeia produtiva do vinho do açaí representado pelos batedores artesanais, estes atuam em pontos de produção e venda nas cidades da região Norte do Brasil, especialmente as cidades de Belém, Manaus e Macapá. A representatividade desse ator instiga estudos quando Costa (2016) afirma existir, somente na capital do estado do Pará, Belém, mais de 5 mil batedores. Os batedores são microempreendedores que atuam em ponto fixo de produção e venda do açaí localizado no âmbito residencial-familiar, possuem escolaridade formada preponderantemente pelos ensinos fundamental e médio.
Dentre os métodos de custeio (por absorção, variável, baseado em atividades e aquele em atividades e tempo), qual a informação gerada que poderá melhor contribuir com a gestão do ponto de produção e venda de açaí? O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar qual a informação possuidora de maior lógica gerencial quando aplicado os métodos do custeio por absorção, variável, aquele com base em atividades e o em atividades e tempo na produção da informação no ponto de produção e venda de açaí.
2.1 Custos Iudícibus (2013, p.113) afirma que “o sentido original da palavra custo, aplicada à contabilidade, refere-se claramente à fase em que os fatores de produção são retirados do estoque e colocados no processo produtivo”. 2.2 Custos de Transação Os estudos seminais sobre custos de transação e o respectivo impacto no sistema econômico são atribuídos a Coase (1937) e a definição inicial expressa pelo autor foi de que esses custos seriam aqueles a que se recorre ao sistema de preço. 2.3 Custos de Produção Refere-se ao consumo de recursos necessários para produzir bens e serviços.
Com o propósito de obter familiaridade com o processo de mensuração, apropriação dos custos de produção e informação decorrente dos métodos de custeio é que esta pesquisa é classificada por Gil (2010), quanto aos objetivos gerais de pesquisa exploratória. no afã de levantar os custos de transação e de transformação do batedor do açaí, isto ao considerar o ambiente de pesquisa e a técnica de coleta bem como a análise de dados realizou-se levantamento de campo ou survey em que 15 batedores que foram questionados sobre suas características pessoais e atividade profissional.
Ainda é possível destacar que um dos principais diferenciais do modelo tradicional do ABC para custeio TDABC é que este último dispensa a criação de variáveis distintas para elaboração das estimativas de custos, já que em todos os casos a variável interveniente é o tempo consumido pela execução da atividade (BONETTI et al., 2018).
Dentre os diversos métodos de custeio estudados foi possível entender que cada um tem sua eficácia e sentido próprio, porém, dentre os que têm compromisso com a informação gerencial e por serem não tradicionais e considerarem na apuração dos custos os de transação, destacaram-se o custeio baseado em atividades e o custeio baseado em atividades e tempo. Dentre os custeios de eficácia gerencial e não tradicionais, destaca-se o custeio baseado em atividade e tempo, pelo fato de ser alicerçado em maior simplicidade e menor custo quando comparado com o custeio baseado em atividades.
ARAÚJO, D. do N. As Perspectivas de Competitividade dos Batedores Artesanais de Açaí com Selo ‘Açaí Bom’. In... 1º SIMPÓSIO SOBER NORTE. Belém – Pará, 22 e 23 de Junho de 2017. ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade Gerencial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008 BESANKO, D. et al. Economia da Estratégia. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BONETTI, E., et al. Custos de produção e rentabilidade da soja e do milho: estudo de caso comparativo em propriedade rural familiar com utilização do TDABC. Revista Agropampa. v. 3, n.1/2, jan./dez, 2018.