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Título do Artigo

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E OS BENEFÍCIOS PERCEBIDOS: ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Responsabilidade Social Corporativa
Benefícios

Área

Engema

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - LÉIA MARIA ERLICH RUWER
- Franca/SP
2 - ANGELA MARIA GARCIA DOS SANTOS SILVA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Escola de Humanidades - Letras
3 - Hamilton Luis Kleinowski
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS - IBGEN - IBGEN PORTO ALEGRE
4 - Graziane Estigarribie
INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO DE NEGÓCIOS - IBGEN - Uniftec

Reumo

Os empreendedores sociais buscam mudar a realidade, expandir a participação política da sociedade e usar métodos que são presentes no dia a dia da empresa para estendê-la aos cidadãos necessitados. Considerando a perspectiva dos benefícios, o empreendedorismo social pode ser um dos canais de mobilidade social, no sentido de aumentar o valor social para o seu público-alvo e promover a sua divulgação através de bons exemplos e resultados (SILVA E SILVA, 2019).
Considerando que existem atualmente diversos trabalhos e estudos já conduzidos no sentido de analisar situações especificas e de identificar em cada uma delas os benefícios percebidos pelas comunidades envolvidas em se tratando de empreendedorismo social; a questão de pesquisa é: quais são os benefícios do empreendedorismo social, de acordo com os referidos estudos? Ao objetivo geral é analisar como o empreendedorismo social impacta a sociedade. E, especificamente: compreender os conceitos, princípios e características do empreendedorismo social, bem como os seus benefícios segundo estudos.
O empreendedorismo social está ligado às mudanças que ocorrem no mundo, e também foi acelerado pelas tecnologias relacionadas à informação e comunicação. Atualmente, alcança-se com mais facilidade este crescimento, pois diversos agentes que utilizam seus esforços e conhecimentos inovadores para criar novos tipos de soluções. Desta forma, o empreendedorismo social beneficia a sociedade, pois seus agentes são revolucionários, reformadores, apresentam missão social e visam a mudanças nas formas em que as atitudes são realizadas no setor social; entre outros.
A presente pesquisa é exploratória, cujos procedimentos e técnicas de coleta de dados foi baseada em pesquisa bibliográfica, com artigos de resultados de pesquisas nacionais e internacionais publicadas em periódicos nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico; entre os anos de 2004 e 2018, sendo este o período da pesquisa. A seleção final inclui como amostra 7 artigos, que foram analisados e interpretados utilizando a técnica de análise de conteúdo.
Ao comparar-se os dados coletados na pesquisa com o Referencial Teórico, pode-se verificar que os benefícios e impactos demonstrados pelos autores dos artigos analisados, confirmam o conteúdo pautado pela teoria, pois Silva e Silva (2019) e Bessant (2019) informam que o empreendedorismo social apresenta missão social, visando à mudança nas atitudes tomadas no setor social. Segundo os autores, isso acontece porque ele age direta e profundamente na raiz do problema para melhorar a qualidade de vida em diversas áreas.
A teoria ainda informa que as principais áreas que são beneficiadas e impactadas pelo empreendedorismo social são: serviços sociais e de saúde, educação e treinamento, desenvolvimento econômico, assistência e ajuda internacional, justiça social e mudança política, planejamento e gestão ambiental. A maioria desses campos foi abordada através de casos e foram observadas mudanças positivas e significativas. Portanto, constata-se que as pesquisas estão de acordo com a teoria e que o empreendedorismo social impacta e beneficia a sociedade em todos os sentidos.
BERLIM, Lilyan Guimães. Ética, responsabilidade social e sustentabilidade nos negócios: (des)construindo limites e possibilidades. Organizado por Patricia Almeida Ashley. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. BESSANT, Jonh. Inovação e empreendedorismo. Tradução por Francisco Araújo da Costa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. SOUSA, Edileusa; GANDOLFI, Peterson; GANDOLFI, Maria. Empreendedorismo social no Brasil. Um fenômeno de inovação e desenvolvimento local. Dimensión Empresarial. v. 9, n. 2, p. 22-34, jul./dez., 2011.