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Título do Artigo

TECNOLOGIAS SOCIAIS NO CONTEXTO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
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Palavras Chave

Organizações da Sociedade Civil
Tecnologias Sociais
Inovação Social

Área

Engema

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jean Jose Lopes
- Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
3 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Administração

Reumo

As organizações da sociedade civil têm papel importante no atendimento às demandas de populações mais vulneráveis que não tem suas demandas atendidas, pelo menos em sua totalidade, pelo Estado. Na execução de suas atividades, muitas dessas organizações utilizam de tecnologias sociais para enfrentamento dos problemas vividos em suas comunidades. As tecnologias sociais, que estam dentro de um contexto de inovação social, buscam soluções de demandas sociais de forma democrática, partindo de estratégias elaboradas com o conceito de mobilizar e incentivar a participação da comunidade.
As tecnologias sociais estão devem considerar o contexto da localidade de atuação tanto para a análise dos problemas sociais ali encontrados, bem como para a definição de solução para o enfrentamento desses problemas. Sendo assim, esse artigo tem a seguinte problemática: As tecnologias sociais atingem seus objetivos quando do uso por entidades da sociedade civil? Portanto, essa pesquisa tem como objetivo levantar e analisar como organizações da sociedade civil utilizam e quais são suas percepções das contribuições proporcionadas pelas tecnologia
As organizações da sociedade civil surgiram para atender falhas de mercado e oferta. Essas organizações representam a ação social em prol de uma causa social, atendendo seu papel dentro de uma responsabilidade social. A inovação social diz respeito a um bem-estar dos indivíduos, promovendo uma mudança social através do preenchimento de lacunas sociais. As Tecnologias Sociais são produtos, técnicas e/ou metodologias que são reaplicáveis e são desenvolvidas a partir da interação com seus beneficiários, representando efetivas soluções de transformação social.
Pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Estudo de caso com organizações da sociedade civil que utilizam tecnologias sociais, com o objetivo de analisar como se dá o uso das tecnologias sociais por estas entidades, identificando se os objetivos dessas tecnologias são alcançados. Foi feita uma coleta de dados primários por meio de um questionário e também coleta de dados secundários através de consultas a bibliografias relacionadas ao tema. Foi feita uma sistematização e uma triangulação dos dados coletados por meio da revisão bibliográfica e dos questionários aplicados.
Diante dos dados coletados é possível verificar um uso constante das tecnologias sociais por das organizações pesquisadas. As organizações entendem que as tecnologias sociais trazem um resultado nos enfrentamentos dos problemas que os públicos atendidos pelas organizações enfrentam. As organizações entendem que os objetivos das tecnologias sociais são alcançados. Diante dos dados analisados, verificou-se a confirmação das quatro fases essenciais das tecnologias sociais que são parte do sucesso de sua viabilidade em escala.
Quando se analisa a questão de alcance dos objetivos das tecnologias sociais, os dados indicam que para as organizações estudadas há sim um êxito no desenvolvimento das tecnologias sociais. Em relação aos temas de trabalho das tecnologias sociais, percebe-se que que dos vinte temas propostos, treze deles foram citados por pelo menos uma organização e atendendo ao objetivo da pesquisa, esse estudo evidenciou que de fato as tecnologias sociais atingem seus objetivos nas organizações estudadas. Sugere-se pesquisa futuras com organizações com outros focos de trabalho.
Alves, Mário Aquino, & Costa, Marcelo Marchesini da. (2020). Colaboração entre governos e organizações da sociedade civil em resposta a situações de emergência. Revista de Administração Pública, 54(4), 923-935. Epub August 28, 2020 Oliveira, A. M. V., Nogueira, U. A., & Silva, D. (2004). Responsabilidade social na visão de organizações da Sociedade Civil. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 6(15), 34-41. Instituto de Tecnologia Social — ITS (2007). Tecnologia Social. Série conhecimento e cidadania. Disponível em: < http://www.itsbrasil.org.br/publicacoes>. Acesso: 10 ago. 2020.