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Título do Artigo

RADICALIDADE DE INOVAÇÃO EM PRODUTOS E PERFORMANCE SUSTENTÁVEL NAS INDÚSTRIAS 4.0/SMART NO BRASIL
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Palavras Chave

Radicalidade de inovação em produtos
Performance sustentável
Indústria 4.0/Smart

Área

Engema

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Laís Fernanda da Silva Júlio
Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda
2 - Selma Regina Martins Oliveira
- Universidade Federal Fluminense

Reumo

A criação de valor tornou-se primordial para o sucesso dos negócios, seja por pressão interna ou externa, cabe as organizações inovar em estratégias para se manter vivas em um ambiente competitivo pautado em ações sustentáveis.
Quais são os efeitos da radicalidade de inovação em produtos na performance sustentável e criação de valor para os negócios, sob agilidade e flexibilidade dos processos de manufatura sustentável das indústrias 4.0/Smart no Brasil, e como este resultado afeta a performance dos negócios nas perspectivas: Resultado do negócio, Satisfação do Cliente e Ambiental. O objetivo da pesquisa é avaliar os efeitos da radicalidade em inovação de produtos na performance sustentável e criação de valor para os negócios sob agilidade e flexibilidade dos processos de manufatura sustentável das indústrias 4.0/Sma
A competitividade está cada vez mais relacionada à adoção de uma gestão da inovação que inclua a sustentabilidade (KNEIPP et.al., 2019). Nesse sentido, vantagem competitiva sustentável passou a ser um conceito-chave na prática de estratégia e pesquisa (BAAIJ; GREEVEN; VAN DALEN, 2004). Nesse contexto, as inovações radicais possuem a aptidão de transformar o relacionamento entre os clientes, indústrias e desenvolver-se sustentavelmente (GOKTAN; MILES, 2011).
O presente trabalho foi sistematizado em duas fases:1 – literatura, em que foram extraídas as variáveis (independentes, moderadoras e dependentes) do modelo conceitual; e 2 – de campo, uma vez que foram aplicados questionários a especialistas. A pesquisa utilizou como população as indústrias 4.0/Smart no Brasil, selecionadas a partir do ranking 2020 das empresas inovadoras no Brasil de revistas como Forbes e Fast Company. Os setores compreendidos foram de Cosméticos, Alimentício, Automotivo, Aviação, Farmacêutico, Eletroeletrônico, Vestuário, Papel e Celulose, Metalúrgico, etc.
A agilidade e flexibilidade têm efeitos substanciais na performance dos resultados e para criação de valor nos negócios. E sob o efeito moderado da agilidade e flexibilidade, a empresa consegue estrutura para transformar criações e obter um alcance maior em termos de resultados sustentáveis.
Os achados evidenciaram que: 1 - a criação de valor é dependente do equilíbrio entre o desempenho econômico, social e ambiental; e 2 – Quanto mais radical for a inovação em produtos, maior agilidade e flexibilidade são demandas nos processos; e maior será o impacto nos resultados dos negócios. Este estudo tem implicações práticas para os tomadores de decisão, evidenciando que os resultados econômicos são potencializados quando correlacionados com as questões sociais e ambientais.
EYERS, D. R.; POTTER, A. T.; GOSLING, J.; NAIM, M. M. The flexibility of industrial additive manufacturing systems. International Journal of Operations & Production Management. v. 38, n. 12, pp. 2313-2343, 2018. HABRAKEN, M.; BONDAROUK, T. Smart Industry or Smart Bubbles? A Critical Analysis of Its Perceived Value. Advanced Series in Management. v. 23, n. 1, pp.1-20, 2019. SEVERO, E. A.; GUIMARÃES, J. C. F. DE; DORION, E. C. H. Cleaner production and environmental management as sustainable product innovation antecedents: A survey in Brazilian industries. Journal of Cleaner Production. v. 142,