Pôsteres

Título do Artigo

Avaliação de práticas e performances de indústrias do setor metal-mecânico da região norte do Rio Grande do Sul por meio de indicadores fundamentados no âmbito do Tripé da Sustentabilidade
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Tripé da Sustentabilidade
Indicadores de sustentabilidade
Sistemas de manufatura

Área

Engema

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Odmartan Ribas Maciel
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
2 - Joao Carlos Espindola Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - CTC
3 - ELIANA RIBAS MACIEL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Reumo

Planejar um sistema produtivo para uma empresa requer elevado conhecimento de técnicas e práticas a fim de maximizar a sua performance, bem como do uso sustentável dos recursos nas suas atividades. Ramos (2013) menciona que as empresas, ao desenvolverem seus processos produtivos, consomem não somente recursos financeiros, mas recursos ambientais e sociais também. O consumo equilibrado desses recursos tem sido observado pelos mercados consumidores, que tem exigido empresas socialmente responsáveis, que buscam a convergência das três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica.
Pressupondo-se que a escolha do sistema de produção em uma indústria metal-mecânico possibilita a adaptação da produção às variações da demanda de mercado, e racionalize o uso de recursos nos processos de fabricação, pergunta-se: Como os sistemas de produção utilizados pelas empresas de médio e grande porte da região Norte do estado do Rio Grande do Sul contribuem para o Tripé da Sustentabilidade? O objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição à sustentabilidade proporcionada pelos sistemas de produção utilizados em indústrias da região Norte do estado do Rio Grande do Sul.
Savitz e Weber (2007) relatam que uma empresa é sustentável quando gera lucro para os acionistas, protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas com que tem interações. Munck e Souza (2009) reforçam que as ações organizacionais sustentáveis buscam reduzir o impacto ambiental causado por suas atividades operacionais, e implicam no desenvolvimento socioeconômico que permite a sobrevivência das gerações atual e futuras. O Tripé da Sustentabilidade sugere que o desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e justiça social são relevantes para a compreensão da sustentabilidade (RAMOS, 2013).
Nesta pesquisa, a metodologia foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: 1ª Etapa: Realização de revisão bibliográfica. 2ª Etapa: Elaboração do instrumento para a coleta dos dados (questionário). 3ª Etapa: Diagnóstico dos sistemas de produção, mapeamento dos processos de fabricação e instrumentos da gestão da produção das indústrias da amostra, por meio de entrevistas em profundidade, semiestruturadas aplicadas aos gestores e engenheiros da área da produção. 4ª Etapa: Realizou-se o tratamento e interpretação dos dados coletados. 5ª Etapa: Os resultados foram obtidos e analisados.
Analisando-se os resultados da aplicação do método nas indústrias participantes desta pesquisa, pode-se afirmar que a adoção de melhores práticas leva à obtenção de uma performance produtiva melhor, ou seja, a partir dos bons resultados de práticas, consequentemente há também bons resultados de performance. O resultado no gráfico de Práticas X Performances expressou que todas as empresas ficaram posicionadas no quadrante I, caracterizando que estas estão no caminho certo para alcançarem um excelente resultado em seu sistema produtivo no âmbito do Tripé da Sustentabilidade.
As evidencias deste estudo permitem concluir que o equilíbrio entre as três dimensões da sustentabilidade, apresentado pelas indústrias analisadas, contribui significativa e positivamente para a sustentabilidade. Este estudo, no âmbito do Tripé da Sustentabilidade (TBL), além de realizar um diagnóstico do processo produtivo das indústrias nas três dimensões, bem como a inter-relação entre estas, possibilita e orienta as empresas sobre as suas carências e potenciais resultados, consistindo em um instrumento de apoio para a tomada de decisões das empresas no contexto da sustentabilidade.
MUNCK, L.; SOUZA, R. B. D. Gestão por competências e sustentabilidade empresarial: em busca de um quadro de análise. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 254-288, jul/dez. 2009. RAMOS, Aline Ribeiro. Benchmarking da produção mais limpa para a análise de empresas de manufatura. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. SAVITZ, A. W.; WEBER, K. The triple bottom line: how today’s best-run companies are achieving. San Francisco: John Wiley & Sons Inc., 2007.