Pôsteres

Título do Artigo

METODOLOGIA PARA PROSPEÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E CRIAÇÃO DE VALOR BASEADA EM INOVAÇÃO ABERTA SOB INCERTEZAS AMBIENTAIS: UMA LEITURA PARA AS INDÚSTRIAS SUSTENTÁVEIS
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Metodologia para prospecção tecnológica
Incertezas ambientais
Manufatura sustentável

Área

Engema

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Selma Regina Martins Oliveira
- Universidade Federal Fluminense
2 - Daniel Cândido
-

Reumo

As preocupações com a sustentabilidade têm ganhado cada vez mais força em todo o mundo. Neste contexto, o consumo sustentável desempenha um papel muito importante para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este estudo defende a prospecção de inovações tecnológicas a partir das práticas de inovação aberta endereçadas às manufaturas sustentáveis. Poucos são os estudos que abordam o tema.
Relacionar estas áreas pode levar a uma melhor compreensão das estratégias para priorizar práticas que facilitam a prospecção de conhecimento para o desenvolvimento de inovações tecnológicas e criação de valor em contexto de incertezas ambientais endereçadas às empresas de manufaturas sustentáveis. Assim, o problema de pesquisa a ser resolvido é: Quais os efeitos das práticas de inovação aberta para a prospecção de inovação tecnológica nesta categoria de empresas.
a estratégia é abrir e usar o conhecimento, envolvendo os stakeholders relevantes em todas as etapas do processo de inovação (ADNER, 2006; ADNER e KAPOOR, 2010; ADNER, 2012; BALDWIN, 2008; CHESBROUGH, 2003; GOMES et.al., 2018; WEST e WOOD, 2008). A literatura apresenta diversos modelos para o processo de inovação, entre eles o Open Innovation (inovação aberta). A inovação aberta propõe o rompimento das fronteiras da organização, desta forma, um processo de inovação pode ter contribuições internas e externas da organização (CHESBROUGH, 2003).
Para verificar esta relação, este artigo defende uma metodologia estruturada em duas partes: I – revisão bibliográfica de modelos de prospecção de inovação tecnológica em condições de incerteza ambiental e apresentação de uma proposta de modelagem conceitual; 2 - Determinação dos impactos das práticas de inovação aberta para prospectar inovações tecnológicas e criar valor sob incertezas ambientais. Esta fase foi elaborada com a aplicação dos métodos: Teste t-student; escalagem psicométrica – Lei dos Julgamentos Categóricos; e Redes Neurais Artificiais.
A introdução de um método pode aprimorar a compreensão da interface entre práticas de inovação aberta e prospecção de inovação tecnológicas, e como isto gera valor para o negócio.
Além disso, este estudo proporciona um direcionamento para a definição de estratégias para a prospecção de conhecimentos externos a partir das práticas de inovação aberta nesta categoria de empresas.
CALANTONE, Roger; RUBERA, Gaia. When should RD&E and marketing collaborate? The moderating role of exploration–exploitation and environmental uncertainty. Journal of Product Innovation Management, v. 29, n. 1, p. 144-157, 2012. CHESBROUGH, Henry William. Open innovation: The new imperative for creating and profiting from technology. Harvard Business Press, 2003. HARIKANNAN, N., VINODH, S. e GURUMURTHY, A. (2021), "Sustainable industry 4.0 – an exploratory study for uncovering the drivers for integration", Journal of Modelling in Management, Vol. 16 No. 1, pp. 357-376.