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Título do Artigo

A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Um estudo acerca da percepção dos professores do Centro Universitário do Distrito Federal e a possível compra de carros elétricos
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Palavras Chave

Responsabilidade Social
Desenvolvimento Sustentável
Carros elétricos

Área

Engema

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Antônio Xará Júnior
UDF universidade do distrito federal - ADM
2 - PAULA RENATA PANTOJA DE OLIVEIRA
UNB Universidade de Brasília - Centro de Desenvolvimento Sustentável
3 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
4 - GUILHERME VINÍCIUS DE MEDEIROS LIMA
UDF universidade do distrito federal - UDF

Reumo

Desde o início do surgimento do conceito de propriedade do homem sobre a terra, os indivíduos passaram a utilizar os recursos naturais para suprir suas necessidades de subsistência (PAIVA, 2003). A relação homem- natureza é marcada pela consolidação de domínio do primeiro sobre o segundo, estabelecido para obtenção de vantagem, a partir das condições materiais, seja como indivíduo ou como organização (ARRUDA; SILVA; VIEIRA, 2003). O aumento do número de automóveis irá certamente demandar uma quantidade crescente de recursos nos próximos anos.
o presente estudo avalia o grau de influência que a responsabilidade ambiental exerce sobre a decisão de compra de um automóvel elétrico pelos professores de administração e de direito da UDF. A questão ambiental ocupa um importante espaço na sociedade e vem sendo tema de discussão em diversos contextos, inclusive em conferências de nível nacional e internacional, o que motivou o presente trabalho. Diante desse contexto apresentado, questiona-se: Qual a influência da percepção acerca da responsabilidade ambiental sobre a possível decisão de compra de automóveis elétricos?
O tema responsabilidade social faz com que seja resgatada a função social das empresas, cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento humano sustentável e tentar superar a distância entre o social e o econômico, levando as empresas a repensarem seu papel e a forma de conduzir seus negócios. O crescimento da indústria e o aumento dos padrões de consumo têm levado o homem a refletir sobre a vida que leva. Isto é, pensar sobre os efeitos do processo de crescimento econômico no padrão de vida da sociedade (OLIVEIRA, 2002).
A escolha metodológica foi baseada no interesse de contribuir com os estudos a cerca do desenvolvimento sustentável, investigando principalmente a decisão de compra do consumidor. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário com perguntas fechadas, elaboradas pelo autor com base no referencial teórico e com objetivo de coletar informações pessoais do consumidor e da sua decisão de compra, objetivando saber, dentre outras finalidades, se esta é ou não influenciada pela prática de ações de responsabilidade social na possível decisão de compra de automóveis elétricos.
A pesquisa explorou aspectos relacionados com responsabilidade social empresarial: 1) se RSE é relevante para os consumidores na hora da escolha por um produto; 2) se estão dispostos a pagar um maior valor por produto socialmente responsável; 3) se as pessoas procuram compartilhar com outros as informações sobre RSE obtidas nas empresas, dentre outros. Consta-se que o pesquisado pode ser definido como um adulto, com formação acadêmica relevante e com alta renda individual. Deve-se ter em vista que 38,89% dos respondentes disciplinam aulas de administração.
O resultado mostrou que a maioria dos pesquisados consideram a responsabilidade social empresarial muito relevante para a sociedade e afirmam ser um dever das empresas a realização de ações de RSE, promovendo o bem-estar geral da população. Estas deveriam não apenas almejar o lucro, mas também buscar o desenvolvimento social da região em que atua. Esta implicação demonstra a preocupação dos consumidores com a relação comunidade e empresas, apesar da maioria dos indivíduos considerarem que os principais responsáveis pelo desenvolvimento social no país são o Estado e a Sociedade Civil.
ALBUQUERQUE, José de Lima (Org.). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. AMARAL, Sueli Angélica; Análise do consumidor brasileiro do setor de informação: aspectos culturais, sociais, psicológicos e políticos. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v.1, n.2, p. 207-224, 1996. ARANTES, Elaine Cristina et al. A responsabilidade social corporativa e sua influência na percepção e na decisão de compra do consumidor. São Paulo, 2002. ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.