Pôsteres

Título do Artigo

ADMINISTRAÇÃO CONSCIENTE NA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA PARA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO DE ESTUFAS DAS PEQUENAS PROPRIEDADES
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Economia Ambiental
Irrigação
Inovação

Área

Engema

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cláudio Luiz Chiusoli
- Unicentro
2 - Silvio Roberto Stefani
- Universidade Estadual do Centro-Oeste
3 - Thiago Spiri Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
4 - Paula Cristina Veneroskiv
-

Reumo

Diversas propriedades rurais estão inovando e acrescentando mais novas tecnologias conscientes, principalmente aqueles que são grandes produtores estão cada vez mais preocupados, porém, ainda se vê pequenos produtores que buscam essa automação, mas de forma mais econômica, porque muitos dos meios tecnológicos seja de maquinário até mesmo a utilização pessoal são de difícil acesso (Favetta & Botrel, 2001).
Portanto um ponto a ser focado que norteará a questão problema do estudo é: como o produtor tem acesso a alguma a ferramentas de controle? Qual é nível de conhecimento deles em relação a administração consciente? Quais as necessidades e dificuldades no meio tecnológico? Assim, o objetivo é analisar como é o uso das formas de adaptação tecnológica no processo de irrigação das estufas em pequenas propriedades agrícolas de forma sustentável e econômica para produção de hortaliças.
A agricultura contribuiu para que as civilizações desenvolvem-se ajudando a se fixar em determinadas regiões férteis fazendo com que eles deixassem suas vidas nômades. E observa-se que grande número das pequenas propriedades são geridas por famílias que as passam de geração a geração. Dessa forma para o pequeno produtor ele sempre buscara incluir filho ou parente mais próximo em busca de deixar seu legado.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa e aplicados cinquenta questionários, sendo considerado amostragem não probabilística, por julgamento via disseminação por meio do aplicativo de celular WhatsApp e Messenger com a formulário de coleta do Google Forms, utilizando-se de dados primários no qual foram coletados no período de agosto e setembro de 2020. Quanto à técnica estatística, a análise dos dados consistiu-se em análises univariadas e bivariadas com base em frequências absolutas e relativas e processados por meio do software IBM SPSS Statistics 20.
Somente 22% dos produtores tem compreensão a respeito de sistemas de irrigação como forma de uma administração mais consciente, 34% citam que os recursos financeiros é uma das principais dificuldades no sistema de produção, 26% tem acesso há algum tipo de meio de aplicação tecnológica. Entre os produtos, 50% é responsável pela administração da propriedade e que moram em até 3 pessoas no local (42%). Por outro lado, 42% citam que o aumento da produtividade é um dos principais benefícios da implementação da tecnologia em sistemas de irrigação.
Observou-se que houve uma parte dos respondentes que já utilizam e que já tem conhecimento para administrar de forma mais assertiva a propriedade, porem se viu também que muitos não têm acesso a nenhum meio tecnológico nem de comunicação que são aqueles produtores que possuem mais dificuldades a deixar de seus costumes suas crenças ao efetuar uma mudança dentro da propriedade, muitas das vezes se nota que existe ainda muito medo e receio dos produtores em questão a inovação no meio rural.
Corrêa, R. M. et al. (2010). Atributos físicos de solos sob diferentes usos com irrigação no semiárido de Pernambuco. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 14, n. 4, p. 358-365. Drucker, P. (1999). Os novos paradigmas da administração. Revista Exame. São Paulo: n.653, p.36-53. Favetta, G. M. & Botrel, T. A. (2001). Uniformidade de sistemas de irrigação localizada: validação de equações. Scientia Agrícola, Piracicaba, v. 58, n. 2, p.427-430, abr.