Pôsteres

Título do Artigo

SISTEMA DE PRÉ-PESAGEM E SUAS CONSTRIBUIÇÕES AMBIENTAIS PARA AS OPERAÇÕES PRODUTIVAS DE UMA PANIFICADORA
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Sistema de Pré-pesagem
Panificação
Gestão Ambiental empresarial

Área

Engema

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Robert de Sousa Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade / Campus Campina Grande
2 - adriana salete dantas de farias
- Uaac

Reumo

A pré-pesagem busca otimizar o processo produtivo através da minimização de perdas de materiais e demais desperdícios, além de contribuir com a padronização de receitas e redução do tempo de execução das tarefas (ABIP; ITPC; SEBRAE, 2017b). Em função disto, a pré-pesagem racionaliza o uso de recursos materiais, reduz desperdícios e custos de produção, tonando o processo produtivo das empresas de panificação mais sustentável. Por isto, sua implementação no setor de alimentos, notadamente na panificação pode produzir benefícios ambientais e econômicos para as empresas do setor.
Considerando o potencial de contribuição da pré-pesagem para melhoria operacional das empresas de panificação, com efeitos também na redução dos custos de armazenagem, tem-se como problema desta pesquisa: Quais os principais benefícios ambientais que a pré-pesagem proporciona a uma empresa do setor de panificação? Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar as principais contribuições ambientais da implementação da pré-pesagem em uma panificadora.
O setor de panificação é bem representativo no Brasil. No estado da Paraíba, em 2018 existiam cerca de 1.372 padarias (das 70.523 existentes em todo o território brasileiro). No caso das atividades de panificação, os principais resíduos gerados são resíduos orgânicos do processo produtivo e resíduos de embalagens (plásticas e de papel/papelão). A pré-pesagem pode ser uma grande aliada da gestão ambiental empresarial em empresas de panificação pois, contribui diretamente para auxiliar na redução dos desperdícios queque podem ocorrer durante o processo fabril.
A empresa–alvo deste estudo, desde fevereiro de 2020 tem se preparado para implementar o sistema de pré-pesagem na produção de seus produtos e o pesquisador participou do início desta preparação, conseguindo identificar e gerenciar as demandas e pré-requisitos para que seja viável a implementação da pré-pesagem na produção de todos os itens manufaturados na panificadora destacada.
A pré-pesagem, ainda não foi totalmente implementada para todos os produtos da panificadora, porém já tem ajudado na redução de desperdícios dos insumos e na padronização do seu receituário dos produtos por ela produzidos. Além disso, tem sido possível reduzir a geração de resíduos orgânicos e de embalagens (plásticas e de papel/papelão) com a utilização da pré-pesagem..
Muitas ferramentas de gestão ambiental empresarial, a exemplo da P+L (GASI e FERREIRA, 2006) e, a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010) enfatizam a importância da não geração ou redução da geração de resíduos nas fontes geradoras. Neste sentido, ferramentas como a pré-pesagem aplicada ao setor de alimentação, notadamente, nas atividades de panificação, representam ganhos ambientais importantes tendo em vista o alto consumo nacional de trigo e de seus derivados.
ABIP; ITPC; SEBRAE. Painel de mercado da panificação e confeitaria. Projeto de desenvolvimento do setor de panificação e confeitaria com atuação na qualidade, produtividade e sustentabilidade. SEBRAE, ago. 2017a. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Estudo%20Painel%20de%20Mercado.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020 BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. 4 ed. São Paulo: Editora: Saraiva, 2016.