Pôsteres

Título do Artigo

Negócios em Tempo de COVID-19: uma análise bibliográfica
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Negócios
COVID-19
Resiliência

Área

Engema

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - GISELE ROSA JULIÃO SILVA
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - TUBARÃO/SC
2 - ALEXSANDRO DA SILVA
- FLORIANÓPOLIS
3 - Ivone Junges
Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Florianópolis

Reumo

A pandemia do COVID-19 causou um caos em torno de todo o mundo. Para controlar a propagação do vírus na ausência de remédio ou de sua cura, vários países em todo o mundo decretaram um bloqueio parcial ou total. Uma vez que todos os elementos da economia estão intrinsecamente relacionados com as medidas de saúde pública, isso resultou em instabilidades, que sugeriam uma mudança na dinâmica do mercado (FAIRLIE, 2020).
Assim a presente pesquisa pretende responder a seguinte indagação científica: Quais as principais estratégias organizacionais contingenciais estão sendo utilizadas pelas organizações para superação dos desafios da pandemia do COVID-19? Para responder a esta pergunta, o presente trabalho tem como objetivo geral descrever as características das publicações sobre o impacto da pandemia do COVID-19 nas organizações.
O Corona vírus surgiu na China em Wuhan, em dezembro de 2019, espalhando uma epidemia de síndrome respiratória que se espalhou por 144 países em três meses. (ZIEBA, 2021). Frente as crises as organizações precisam repensar seus processos, e não seria diferente com a crise disruptiva como a pandemia do Covid-19, sendo testadas a capacidade adaptativa para lidar com imprevistos e manter suas operações em funcionamento, o que é conceituado como resiliência organizacional (BERGAMI et al., 2021).
Para isto, tem-se a natureza de pesquisa exploratório-descritiva e teórico-ilustrativa. A lógica da pesquisa é indutiva, e os dados foram coletados de forma primária, originários das delimitações postas pelo pesquisador para o processo de seleção das publicações a fim de compor o portfólio bibliográfico por meio de abordagem qualitativa.
A pesquisa se deu na base de dados “Web of Science”, por abranger um maior portfólio da área afim, onde utilizou-se como filtro de somente artigos, totalizando um resultado de 5.044 trabalhos. Por conter número expressivo de artigos, utilizou-se o filtro de artigos com acesso aberto, totalizando 3.641 exemplares, e que após a leitura dos títulos e dos resumos, obteve-se o portfólio de 28 artigos.
A principal contribuição deste artigo foi instrumentalizar um panorama do resultado da pandemia nas organizações através de publicações ricas e impactantes que podem inspirar novas propostas de observação.
AGUINIS, Herman; BURGI-TIAN, Jing. Talent management challenges during COVID-19 and beyond: Performance management to the rescue. BRQ Business Research Quarterly, p. 23409444211009528, 2021. AGUIRRE, Maria Cristina Useche. et al. Business Strategic Formula for SMES in Ecuador to face COVID-19. Revista Universidad Empresa, v. 23, n. 40, p. 167-188, 2021 BERGAMI, Massimo; CORSINO, Marco; DAOOD, Antonio; GIURI, Paola. Being resilient for society: evidence from companies that leveraged their resources and capabilities to fight the COVID?19 crisis. R&D Management, 2021.