Pôsteres

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL QUE INOVA E GERA DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO: UM OLHAR NA FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR SOCIAL POR MEIO DA ABORDAGEM ANTROPOLÓGICA DOS FLUXOS DA VIDA (FLOWS OF LIFE)
  Abrir Trabalho   Abrir Pôster

Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Empreendedorismo de impacto social
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Área

Engema

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza
2 - JOSE JOAQUIM NETO CISNE
-
3 - Ana Karla Brito Cordeiro
-
4 - Yara Silva Gomes
-
5 - Davi Dantas de Souza
-

Reumo

Líderes revolucionários como Sócrates, Jesus, Galileu Galilei, Einsten, Martin Luther King, Madre Teresa, Gandhi foram mal compreendidos em sua época, mas já apontavam para uma prática de moralidade, igualdade e verdade. Homens e mulheres que empreenderam questões sociais para transformação do que estava posto como justiça, conhecimento e liberdade. Nos dias atuais ainda é possível encontrar pessoas com liderança revolucionária para agir em prol do que pode transformar o mundo em um lugar mais justo e igual.
quais as questões culturais relacionadas ao empreendedorismo social e inovação tomando por base os fluxos da vida (flows of life) nos processos de formação do empreendedor social? Para responder a questão de pesquisa foi realizada uma pesquisa com um Frei que atua com trabalhos em apoio aos migrantes e refugiados no sentido de conhecer quais os elementos de formação foram antropológicos levaram à sua formação. O estudo tem por objetivo geral compreender os aspectos culturais relacionados ao empreendedorismo social e inovação, tomando por base o que os fluxos da vida (flows of life) na formação
Santos (2012) propõe avançar na pesquisa científica sobre empreendedorismo destacando o aspecto de criação de valor quando o mercado e o governo falham e nesta dinâmica o autor sugeriu que o empreendedorismo social fosse em busca de soluções sustentáveis para problemas de externalidades positivas negligenciadas (SANTOS, 2012, p. 1). De acordo com Casaqui (2016) o empreendedorismo social traz um discurso de engajamento e estímulo ao envolvimento de mais empreendedores, mas não passa de um discurso retórico sobre o capitalismo.
A metodologia teve abordagem qualitativa e os estudos tomarão por base a narrativa do contexto de vida do empreendedor social que foi escolhido para representação da pesquisa. Com base qualitativa optou-se pelo uso da narrativa porque é entendida por Godoi, Bandeira-de-Mello e Silva (2010, p. 406) como um discurso que versa sobre ações que ocorreram no passado. Nesta ótica, a aplicação da narrativa apoia o sentido de conhecer os fluxos de vida dos empreendedores de negócios de impacto social por meio das narrativas de suas histórias de vida até o contexto atual incluindo suas motivações.
Dessa maneira, o estudo investigou quais as construções culturais assimiladas pelo Empreendedor Social nos seus flows of life (INGOLD, 2000). O objetivo do estudo foi encontrado na trajetória do empreendedor social quando os elementos de sua formação o levaram a empreender socialmente tomando por base a sua mente (ideias), corpo (matéria) e ambiente que a formaram na construção de uma cultura voltada ao empreendedorismo social. Para estudos futuros sugere-se pesquisas com outros empreendedores sociais no sentido de verificar o pressuposto de que a mente, corpo e ambiente.
O empreendedorismo social, cujas ações tratam de promover a cidadania e buscar soluções para os problemas socioeconômicos e ambientais, poderá trazer uma significativa contribuição para esse tempo de grandes transformações econômicas e sociais. Neste contexto, o trabalho atingiu o objetivo de apresentar que a trajetória do Frei entrevistado traz elementos de uma construção cultural vivida nos ambientes pelos quais passou.O estudo fortalece as orientações antropológicas propostas por Ingol(2000) quando o Frei revela que ao longo da sua trajetória de vida.
ANASTACIO, Mari Regina; CRUZ FILHO, Paulo RA; MARINS, James. Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro. Curitiba: PUCPRESS Editora Universitária Champagnat, 2018. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. CHOI, Nia; MAJUMDAR, Satyajit. Social entrepreneurship as an essentially contested concept: Opening a new avenue for systematic future research. Journal of business venturing, v. 29, n. 3, p. 363-376, 2014.