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Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Uma análise dos bastidores no mercado brasileiro
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Motivações
Mercado Brasileiro

Área

Engema

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - EDUARDO FELIPE DE ARAUJO
-
2 - Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior
- Campus Piripiri
3 - LETÍCIA LEÃO DO NASCIMENTO
-
4 - Rafael Fernandes de Mesquita
- Campus Piripiri
5 - Linnik Israel Lima Teixeira
- Campus Piripiri

Reumo

As contribuições das empresas para a resolução de problemas sociais emergentes têm tido evidência acadêmica, especialmente em associação à responsabilidade social e o compromisso ético com a sociedade que se encontra caracterizada pela globalização e constante transformação. Neste contexto, surge a figura do empreendedor social, que mobiliza esforços para incorporar práticas de mercado com desenvolvimento humano, apresentando soluções para problemas sociais como o combate à pobreza e a inserção dos excluídos aos direitos básicos de cidadania (ÁVILA et al., 2014).
Por ser um tema relativamente novo no mercado de negócios e no mundo acadêmico, vem a ser construída a seguinte questão a ser examinada: quais as motivações que conduzem para a prática do empreendedorismo social? O objetivo geral desta pesquisa é explorar motivações e ideias que levam ao surgimento de negócios no ramo do empreendedorismo social, tendo como objetivos específicos: descrever os motivos do surgimento de empreendimentos sociais, analisar os desafios e riscos encontrados durante o processo de empreender socialmente e investigar os aspectos sociais presentes nos empreendimentos.
Empreendedorismo social, empresas sociais ou economia solidária, foram algumas das expressões que surgiram nas décadas de 1980 e 1990 para dar conta de um fenômeno em rápida expansão e que tem vindo a atrair atenção crescente dos vários setores da sociedade (NICHOLLS, 2006a). Segundo Ashoka e Mckinsey (2001), os empreendedores sociais possuem características distintas dos demais empreendedores, pois estes criam valores sociais com uso da inovação e em busca do desenvolvimento social, econômico e comunitário.
Para a execução do trabalho, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um formulário estruturado, contendo seis perguntas subjetivas, aplicado a três empresas do segmento de empreendedorismo social atuantes no mercado brasileiro, de modo a compreender motivações e ideias que levam ao surgimento de negócios no ramo do empreendedorismo social. As respostas foram coletadas de forma online, com os gestores responsáveis de cada empresa.
Observou-se que a principal motivação para a abertura de um negócio social é de que este atenda pessoas em áreas que as políticas públicas não conseguem chegar. As motivações para empreender em um negócio social variam entre oportunidades de empreender em um ramo do qual já conheciam, pois vivenciaram a realidade na qual trabalharam e, assim, ter uma oportunidade de criar um negócio social a fim de resolver as problemáticas encontradas no seu próprio meio social. Por outro lado, outros são motivados pela necessidade de trabalhar e ter uma segurança ou seguir uma carreira profissional.
Evidenciou-se outras formas de motivação para empreender em um negócio social como: servir a sociedade ajudando e impactando a vida de outras pessoas; fazer a vida ter sentido; a convivência com pessoas com diferentes realidades ajuda o empreendedor social a refletir sobre situações de vulnerabilidade e a pensar de que formas este pode contribuir para um mudar essa realidade. Em relação aos desafios, como destaque aparece o acesso a financiamentos e a atração de investidores, parceiros e capital para esse modelo de negócio, principalmente nos anos iniciais.
ASHOKA, E. S.; MACKISEY e CIA. INC. Empreendimentos sociais sustentáveis. São Paulo: Peirópolis, 2001. ÁVILA, L. V.; BARROS, I. Z. F.; MADRUGA, L. R. R. G.; SCHUCH, V. F. J. Características das publicações sobre Empreendedorismo (Social) no Web of Science no período 2002-2011. Administração Pública e Gestão Social, v. 6, n. 2, 2014. NICHOLLS, A. Social Entrepreneurship: New models of sustainable social change. Oxford: Oxford. University Press. 2006a.