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Título do Artigo

CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA IES PRIVADA NA VISÃO DOS LÍDERES: UM ESTUDO SOBRE OS NÍVEIS E DIMENSÕES DA CULTURA FOCADO EM UM DOS SEUS CURSOS
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Palavras Chave

Cultura Organizacional
Dimensões e Níveis de Cultura
Cultura Segmento Educacional

Área

Engema

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Lombardi Schaefer
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

Seja no segmento Educacional ou qualquer outro segmento de negócio, as relações entre liderança e cultura organizacional são aspectos de muita relevância. As IES são consideradas uma organização complexa não só pela sua condição de instituição especializada, mas principalmente pelo fato de executar tarefas múltiplas, onde cada tarefa (relacionada com ensino, pesquisa e extensão) tem uma metodologia de trabalho que lhe é própria. O estudo permite a reflexão sobre o tema de cultura para as IES, como o aspecto mais importante da organização para o direcionamento de suas atividades.
A cultura de uma IES orienta as ações da liderança, determinando qual o caminho ela seguirá quando se deparar com várias alternativas de ação em sua trajetória? A escolha do curso superior de Enfermagem se deve a realidade de mercado, onde a demanda por profissionais de saúde tem crescido nos últimos dez anos, o que impõe sobre essas escolas cada vez mais, o desafio de formar profissionais qualificados. O objetivo é compreender a cultura em seus níveis de artefatos, valores e crenças, na perspectiva de líderes e analisar as dimensões de cultura e sua influência no histórico da IES.
O Referencial deste trabalho foi construído com base nos estudos de Cultura de Joanne Martin (2002) e Edgard Schein (2009). Segundo Martin (2002), os conceitos de cultura podem ser agrupados em 3 abordagens, sendo o nível de profundidade de Interpretação a utilizada por Schein (2009) o qual define três planos: artefatos, valores e suposições básicas. O autor descreve também no que a cultura consiste. O conteúdo das culturas organizacionais reflete os problemas finais que cada grupo enfrenta: lidar com seu ambiente externo e gerenciar sua integração interna.
Para consecução deste trabalho, definiu-se como estratégia de pesquisa a abordagem qualitativa. O método utilizado foi a análise temática e a técnica escolhida foi a análise template de Neigel King (2004), com entrevista qualitativa como forma de levantamento de dados. O campo escolhido foi o curso de Enfermagem de uma IES privada centenário na cidade de São Paulo. Por se tratar de trabalho em desenvolvimento, foram realizadas três entrevistas. O critério de escolha dos participantes foi o exercício da função de liderança do curso em períodos distintos da história da Instituição.
Os dados foram construídos com base na abordagem “template analysis”, de Nigel King (2004). A construção dos dados, partindo de template com categorias extraídas das perguntas do roteiro de pesquisa, resultou em categorias e subcategorias. Os resultados serão apresentados em três partes, seguindo os cinco temas de categorias de análise obtida: Histórico da Faculdade, Artefatos, Valores declarados e Crenças, Adaptação Externa e Integração Interna.
Os resultados confirmam o que Schein (2019) argumenta, que a cultura pode ser analisada em vários níveis. Quanto aos artefatos, valores e crenças, percebeu-se manifestações da cultura tangíveis nos rituais e cerimônias, no ambiente físico, nas histórias contadas e na linguagem. Sugere-se que mais de um século de história, reúne um conjunto de suposições básicas fortemente assumido pelo grupo, que são refletidos nos valores e no primeiro nível da cultura. As dimensões de cultura em constante movimento de interdependência garantiu ao longo de sua história a evolução e maturidade da IES.
BERNARDES, J. F.; TAVARES FILHO, J. P. Os desafios da universidade como organização. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, V,2005, Mar Del Plata. KING, N. Using templates in the thematic analyses of text. In: CASSELL, C.; SYMON, G. (ed.) Essential guide to qualitative methods in organizational research. London: SAGE, p.256-270, 2004. MARTIN, Joanne. Organizational Culture: Mapping the Terrain. Sage Publication, 2002 SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. Trad. Ailton Bonfim Brandão; revisão técnica Humberto Mariotti. São Paulo: Atlas, 2009.