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Título do Artigo

A TRAJETÓRIA DE PROFESSORES MADUROS EM IES PRIVADA: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DAS TEORIAS DO CICLO DOCENTE
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Palavras Chave

Ciclo de Carreira Docente
Trajetória Profissional Docente
Envelhecimento Docente Ensino Superior

Área

Engema

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Lombardi Schaefer
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis

Reumo

O corpo docente das universidades brasileiras está envelhecendo. Entre 2010 e 2017, o número de professores com 50 anos ou mais atuando na graduação e na pós-graduação cresceu de 33,7% para 37,9%. Os professores universitários, eram, e ainda o são, pessoas pouco conhecidas em seu desenvolvimento na profissão. O objetivo desse estudo é compreender a trajetória do professor de IES privada a partir das teorias do ciclo docente. Espera-se com este projeto de pesquisa, contribuições para o campo de estudo do envelhecimento na docência, bem como o ciclo de vida profissional dos professores de IES.Como se estabelece a trajetória dos professores maduros de ensino superior em Instituições privadas? O estudo busca compreender a trajetória do professor maduro de IES privada a partir das teorias do ciclo docente pioneiras nacionais e internacionais, analisando suas complementariedades e diferenciações. Os resultados devem contribuir, na medida que em termos de gestão, conhecer melhor esse grupo etário é uma forma de prever dificuldades e se preparar com possíveis soluções. É um caminho para enfrentar os desafios da longevidade, além das práticas direcionadas aos professores maduros. O referencial foi construído com base nas teorias de envelhecimento de Neri (2013), que agrupa em três categorias: teorias clássicas, de transição e contemporâneas. Estudos empíricos sobre envelhecimento na docência complementam essa análise. Para as teorias do ciclo docente autores nacionais e internacionais foram considerados: Huberman (1989) Sikes (1985) Fessler (1992) e Day (2007). No Brasil, destacamos os estudos em IES de Isaia (2008), Brito (2011), Sá e Almeida (2015). As três grandes perspectivas do ciclo de vida do professor:ingresso na docência, meio de carreira e anos finais.Apresentamos uma visão comparativa dos quatro autores internacionais, os pontos de intersecção, bem como as diferenciações, considerando as três grandes perspectivas do ciclo de vida do professor: ingressando na docência e os primeiros anos; estabelecido na profissão, ou seja, o meio de carreira; e os anos finais. Esta análise será complementada com os pressupostos de três autores nacionais, Isaia (2001); Brito (2011); Sá; Almeida (2015).Essa reflexão em torno da docência universitária, por extensão torna-se relevante, uma vez que são esses profissionais os responsáveis por preparar e formar novos profissionais para o mercado. Isto posto, o estudo sobre o ciclo de vida docente vem convergir com caminhos já iniciados por outros pesquisadores, nos convidando a continuar nessa jornada.
The faculty of Brazilian universities is aging. Between 2010 and 2017, the number of professors aged 50 or over working at undergraduate and graduate levels grew from 33.7% to 37.9%. University professors were, and still are, people little known in their development in the profession. The aim of this study is to understand the trajectory of the private HEI teacher from the theories of the teaching cycle. It is expected with this research project, contributions to the field of study of aging in teaching, as well as the professional life cycle of HEI professors. How is the trajectory of mature higher education professors established in private institutions? The study seeks to understand the trajectory of the mature private HEI teacher from the national and international pioneering theories of the teaching cycle, analyzing their complementarities and differences. The results should contribute, as in terms of management, getting to know this age group better is a way to foresee difficulties and prepare for possible solutions. It is a way to face the challenges of longevity, in addition to practices aimed at mature teachers. The framework was built based on Neri's (2013) aging theories, which groups them into three categories: classical, transition and contemporary theories. Empirical studies on aging in teaching complement this analysis. For the theories of the teaching cycle, national and international authors were considered: Huberman (1989) Sikes (1985) Fessler (1992) and Day (2007). In Brazil, we highlight the studies in HEIs by Isaia (2008), Brito (2011), Sá and Almeida (2015). The three major perspectives of the teacher's life cycle: teaching admission, mid-career and final years. We present a comparative view of the four international authors, the points of intersection, as well as the differences, considering the three major perspectives of the life cycle of the teacher: entering teaching and the early years; established in the profession, that is, the mid-career; and the final years. This analysis will be complemented with the assumptions of three national authors, Isaia (2001); Brito (2011); Sa; Almeida (2015). This reflection on university teaching, by extension, becomes relevant, since these professionals are responsible for preparing and training new professionals for the market. That said, the study on the teaching life cycle converges with paths already started by other researchers, inviting us to continue on this journey.