Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL DE BRASILEIROS RESIDENTES NO EXTERIOR: INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESCARTE DE RESÍDUOS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Armistrong Martins da Silva
- Universidade Federal do Ceará - UFC
2 - Núbia Costa de Almeida Braga
- Universidade Federal do Ceará - UFC Responsável pela submissão
3 - Ana Paula Moreno Pinho
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
4 - AURIO LUCIO LEOCADIO
- Universidade Federal do Ceará

Reumo

Em meados do Século XX, o cenário internacional passou a se interessar pelas questões relacionadas ao consumo sustentável e aos impactos ambientais decorrentes da ação exploratória do homem no meio ambiente (Silva, Marques & Romero, 2020). Dessa forma, a conquista de uma vida com qualidade se tornou uma tendência que se reflete no aumento da demanda por bens sustentáveis (Sá, Gonçalves, Souza & Lapolli, 2014) e a busca por melhores condições de vida tem levado milhares de brasileiros a morar no exterior, principalmente em países como os Estados Unidos e Portugal (Cruz, Falcão & Paula, 2020).
Problema de pesquisa: Como os brasileiros residentes nos Estados Unidos e em Portugal percebem suas mudanças comportamentais no tocante à conscientização sobre o consumo, às práticas de descarte de resíduos, às influências culturais e às diretrizes de cada país? O objetivo geral do estudo é investigar a percepção dos brasileiros residentes nos Estados Unidos e Portugal, quanto às mudanças comportamentais, à conscientização sobre o consumo, às diretrizes e às práticas de descarte de resíduos adotadas.
O comportamento do consumidor abrange as influências sociais e cognitivas em relação à forma como os consumidores pensam, sentem e se comportam perante a aquisição, consumo e descarte de produto e serviço (Solomon, 2011). O gerenciamento dos resíduos sólidos vem recebendo cada vez mais atenção decorrente do impacto causado ao meio ambiente, além da preocupação da sociedade com as causas ambientais (Kaza, et al. 2018). Para análise desse comportamento, tem-se a Teoria Valores-Crenças-Normas (VBN Theory), que mostra que valores e crenças influenciam nas atitudes e comportamentos pró-ambiental.
A metodologia utilizada nessa pesquisa foi abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Realizaram-se análises de documentos que regulamentam o descarte de resíduos em Portugal e nos EUA que foram encontrados em sites governamentais. E as entrevistas semiestruturada com doze imigrantes brasileiros foram realizadas através da ferramenta Google Meet com duração média de vinte nove minutos, conforme a disponibilidade dos sujeitos. A escolha dos indivíduos que moram nestes países, se justifica por serem nações desenvolvidas, que adotam políticas de descarte de resíduos consolidadas.
Os resultados são 7 categorias e 17 subcategorias: 1º é comportamento (subcateg. cultura local, descarte de resíduos, desconhecimento de leis e multas, observação das ações); A 2º é atitudes (subcateg. mudança de hábito); A 3º é ausência de fatores estruturais (subcateg. educação, informação e políticas públicas). A 4º é grupos de referência (subcateg. familiares e amigos e mídias sociais); A 5º é consciência ambiental (subcategorias produtos usados, consideração ambiental, ética e reciclagem); 6º é crenças e valores (subcateg. preconceito e status); 7º é atributos percebidos (subcateg. preço)
O estudo demonstrou ainda que, a ausência de fatores estruturais no Brasil como: educação, informação e políticas públicas dificultam às práticas ecologicamente corretas, o que impossibilita ao país evoluir para um gerenciamento eficaz no descarte de resíduos. A pesquisa empírica contribuiu para aprofundar os conhecimentos sobre as legislações do descarte de resíduos nos EUA e em Portugal, para orientar os governantes de outros países a instituir o seu próprio planejamento de tratamento dos resíduos sólidos, favorecer o desenvolvimento de novas tecnologias e estabelecer políticas públicas.
Axon, S. (2017). “Keeping the ball rolling”: Addressing the enablers of, and barriers to, sustainable lifestyles. Journal of Environmental Psychology, 52, 11–25. Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina Brasil. Boni, V. & Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2(3): 68-80. Cruz-Cárdenas, J.; Arévalo-Chávez, P. (2018). Consumer behavior in the disposal of products: Forty years of research. Journal of Promotion Management. 24 (5). 617-636.