Resumo

Título do Artigo

COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: UM PANORAMA GERAL NA WEB OF SCIENCE NOS ÚLTIMOS 20 ANOS
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - GABRIEL BRUNO DE ANDRADE
-
2 - Isabela Aparecida de Abreu
Universidade Federal de Lavras - UFLA/PPGA - Faculdade de Ciências Sociais Responsável pela submissão
3 - José de Arimatéia Dias Valadão
-

Reumo

O conceito de Cidade Sustentável surgiu em 1972, onde se discutiu pela primeira vez a importância do desenvolvimento de padrões sustentáveis de urbanização a nível internacional. Entretanto, o conceito de Cidade Sustentável não está apenas direcionado ao fator ambiental, está relacionado também com a qualidade de vida da sociedade (o que envolve outros ODS). o tema “Cidades Sustentáveis” é amplo e já vem sendo bastante discutido nos últimos anos. Nessa temática, surge o termo "comunidades sustentáveis" para remeter a uma amostragem menor e este é o tema observado neste trabalho.
O tema “Cidades Sustentáveis” é amplo e já vem sendo bastante discutido nos últimos anos. Dessa forma, o foco deste trabalho será a realização de uma revisão acerca do termo “Comunidades Sustentáveis” em que, apesar de seu significado ser praticamente o mesmo, a palavra “comunidade” arremete para uma amostragem menor, podendo ser mais bairrista ou institucional. Assim, este trabalho visa analisar o desenvolvimento do termo ao longo dos anos.
A Fundamentação Teórica é ancorada no tema de Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Comunidades Sustentáveis. Os autores mais utilizados sofram Sachs et. al (2019); Oliveira et al (2012); Acselrad (1999) e Whitehead (2003). Além disso, utilizou-se informações de sites oficiais como da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD).
O presente trabalho busca realizar uma revisão sistemática. A revisão foi feita acerca do tema “Comunidade Sustentável”, se concentrando na coleta, organização e análise dos resultados. A pesquisa foi feita na base de dados Web of Science, por conter grande parte dos artigos publicados mundialmente, foi determinado as strings de busca: “Sustainable Community” e “Sustainable Communities” que precisavam constar nos tópicos (título, resumo ou palavras-chave), por um período de tempo de 22 anos (2000-2022) e acesso aberto. Foram desenvolvidos quadros e nuvens de palavras para auxiliar as análises.
Nota-se o crescimento gradativo do número de publicações relacionadas com o tema, onde na primeira década (2000-2010) foram publicados apenas 3 trabalhos, e já na segunda década (2011-2020) somados com o início da terceira (2021-2022) foram introduzidos mais 29 artigos, onde houve maior hegemonia da Suíça quanto aos países de publicações, sendo o país responsável por 14 dos 32 trabalhados, devido ao Journal Sustentability. Além disso, as temáticas caminham têm abordado sobre "saúde", como pré-requisito para que haja uma "comunidade sustentável".
Observou-se o crescimento do número de publicações ao longo dos anos e o quão relevante tal tema "comunidades sustentáveis" vem se tornando. Concluiu-se também a relevância que o Journal Sustentability tem para a temática, sendo o principal veículo de publicações científicas internacionalmente. Além disso, o tema "saúde" é um fator imprescindível para que haja uma "comunidade sustentável".
ACSELRAD, Henri. Discursos da Sustentabilidade Urbana. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, n. 1, p. 79-90, 1999. OLIVEIRA, Erbenia Lourenço de et al. Cidades Sustentáveis: Estudo dos Indicadores da Cidade de João Pessoa-PB. ENEPCP. SACHS, J.D. et al. Six Transformations to achieve the Sustainable Development Goals. Nat Sustain 2, 805–814 (2019). WHITEHEAD, Mark. (Re) analysing the sustainable city: nature, urbanisation and the regulation of socio-environmental relations in the UK. Urban Studies, v. 40, n. 7, p. 1183-1206, 2003.