Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E OPERACIONAIS DE COLETORES DE RECICLÁVEIS PARA A COLETA SELETIVA EM ESCOLAS
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jacqueline Rogéria Bringhenti
- Responsável pela submissão
2 - Katia Broeto Miller
- Departamento de Desenho Industrial
3 - Thays Emanuela de Laia Tiago Binda
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes - Vitória/ES
5 - Alana Domecil da Silva
Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Artes (CAr) - Campus Goiabeiras

Reumo

Escolas são grandes geradoras de resíduos recicláveis e possuem papel fundamental na difusão de práticas sustentáveis como a coleta seletiva (CS). A etapa inicial da CS acontece na geração dos resíduos e coletor de recicláveis pode ser utilizado como instrumento de educação ambiental, contribuindo para a responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos seja praticada. Entretanto, ao apresentarem disfuncionalidades comprometer o desempenho do programa. Equipamentos disponíveis no mercado para esse público não atendem plenamente as necessidades de tais ambientes e devem ser estudados
Coletores de recicláveis são soluções essenciais para a coleta seletiva, além de armazenar e conservar a qualidade dos materiais triados, podem ser utilizados para informar o funcionamento do programa, encorajar a participação social, promover a educação ambiental e a formação cidadã. Ao apresentar disfuncionalidades podem comprometer o desempenho do programa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar e discutir a configuração de coletores de recicláveis considerando as funções prática, estética e simbólica com a finalidade de definir requisitos de projeto para criar um protótipo
O design dos coletores de recicláveis voltado para necessidades das escolas poderia impactar positivamente o funcionamento da CS nestes ambientes e a adesão da comunidade escolar. Para Leeabai et al (2021), o contato inicial com a CS ocorre por meio dos coletores de recicláveis, ao observar o coletor os usuários deveria ser capaz de compreender o funcionamento da CS. Afirmam ainda, que a combinação entre o design e localização adequada dos coletores, conduz os cidadãos para a separar resíduos na fonte. Gordon e Travis (2013) afirmam tais coletores representam variável mais fácil gestão na CS.
A Análise Paramétrica proposta por Baxter (2011) e Pazmino (2017) que é uma ferramenta de comparação entre produtos, baseada em dados mensuráveis foi adotada como método contemplando as etapas de definição dos aspectos qualitativos, quantitativos e as classificações para a análise dos coletores de recicláveis; levantamento dos modelos comercializados no mercado e disponíveis em bases de patentes; e estruturação e análise dos dados em quadro comparativo para facilitar a visualização de modelos típico com base nos exemplos estudados e suas principais funções no contexto das escolas.
Avaliou-se 19 modelos, onde predominou soluções com a separação de recicláveis por tipo de materiais ao invés de grupos (orgânicos, recicláveis e rejeitos), a fabricação em aço, seguida do uso de plástico e do papelão, prevaleceu o uso de cor padrão para o corpo do equipamento que variavam na parte da tampa, informações sobre a segregação dos recicláveis estavam basicamente apresentadas pelo uso de cores e de elementos iconográficos, uso de sacolas plásticas também esteve presente na maioria das soluções avaliadas. Ao final foram identificadas caracteristicas dos modelos típicos de coletores.
Estudos sobre soluções inovadoras para práticas sustentáveis como é o caso dos coletores de recicláveis, com design focado em atender as necessidades e preferências de instituições de ensino, são essenciais para ampliar a prática da CS. Os elementos listados e identificados neste estudo podem ser utilizados para especificar requisitos de projeto no desenvolvimento de novos modelos, auxiliando na construção de coletores mais compatíveis com as expectativas e necessidades dos usuários e que possam ajudar na disseminação desta prática nestes ambientes.
BAXTER, M. Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos. Rio de Janeiro: Blucher, 2011; GORDON, W.S. Lane; TRAVIS, P. Wagner. Examining recycling container attributes and household recycling practices. Resources, Conservation and Recycling, v. 75, pg 32-40, 2013; LOBACH, Bernd. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. 1° edição. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2001; PAZMINO, A. V. Como se faz: 40 métodos para Design de Produto. Rio de Janeiro: Blucher, 2017.