Resumo

Título do Artigo

ECO-CONTROLE: revisão da literatura e proposições para futuras investigações
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Denise Isabel Rizzi
- UFSC Responsável pela submissão

Reumo

As práticas de cuidados ambientais têm deixado de ser algo opcional, tornando-se um assunto cada vez mais presentes nas organizações, principalmente em decorrência da pressão das partes interessadas. Assim, as organizações passaram a exigir abordagens sistemáticas para coordenação, alocação de recursos, comunicação, motivação e medição de desempenho de recursos humanos, físicos e financeiros ao fazer a transição para práticas de gestão sustentável. Neste direcionamento, os sistemas de eco-controle são entendidos como métodos de controle financeiro e estratégico aplicados à gestão ambiental.
Acadêmicos e profissionais têm se dedicado uma maior atenção para as questões ambientais, as quais envolvem o ambiente empresarial no sentido de buscarem soluções para incorporar as preocupações ambientais nas estratégias de negócio. A pergunta de pesquisa deste estudo é: Quais são as características das publicações científicas que abordam o fragmento da literatura referente a temática do eco-controle? E o objetivo é analisar as características das publicações científicas que evidenciam sobre eco-controle, considerando aspectos relativos ao processo de gestão, visando à geração de conhecimento
O eco-controle integra os interesses ambientais com o sistema de controle de gestão para melhorar o desempenho ambiental, ajudando as organizações a se adaptarem ao seu contexto ambiental e entregar resultados de acordo com as expectativas das partes interessadas. Dessa forma, o processo garante que os recursos econômicos e ambientais sejam obtidos e utilizados de forma eficaz e eficiente para atingir os objetivos organizacionais. Embora o eco-controle seja uma abordagem relativamente nova na gestão sustentável corporativa, estudos têm evidenciado sua relevância para a gestão ambiental.
Com abordagem qualitativa selecionou o instrumento Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C) para seleção da literatura e análise das características definidas. Com base no Portfólio Bibliográfico (PB) selecionado, composto por 22 artigos, as variáveis básicas investigadas neste estudo são: autores; país onde as pesquisas foram aplicadas; e método de análise empregado. Como variável avançada desta pesquisa, optou-se por verificar quais os tipos de alavancas de controle de Simons (1995) foram utilizados nas pesquisas de eco-controle. Por fim, foi construído um mapa da literatura.
Os resultados dessa análise demonstraram que o eco-controle recebeu influência, de forma mais concentrada, da alavanca de diagnóstico proposto por Simons (1995). Como também. por meio da representação do mapa da literatura, foi possível evidenciar que a literatura de eco-controle analisada pode ser sintetizada pelos seus antecedentes e consequentes, onde seus antecedentes estão baseados pelas pressões dos stakeholders e exposição ambiental, os quais geram a intensão de um comportamento verde nas organizações. E consequentes do eco-controle estão relacionados a melhor gestão da sustentabilidade
O eco-controle trata-se de uma temática em ascensão no contexto da contabilidade gerencial, o qual é necessário para o fomento da estratégia ambiental em quaisquer organizações. Por meio dos resultados deste estude, pode-se constatar importantes contribuições, pois, reúne evidencias de fatores que implicam na melhoria do desempenho ambiental e econômico. Como também, com a apresentação de resultados de pesquisas em diferentes contextos, permite que sejam identificados fatores de sucesso e fracasso que podem facilitar a implementação e uso das práticas de eco-controle nas organizações.
Henri, J. F., & Journeault, M. (2010). Eco-control: The influence of management control systems on environmental and economic performance. Accounting, Organizations and Society, 35(1), 63-80. Journeault, M. (2016). The influence of the eco-control package on environmental and economic performance: A natural resource-based approach. Journal of Management Accounting Research, 28(2), 149-178. Heggen, C., & Sridharan, V. G. (2021). The effects of an enabling approach to eco-control on firms’ environmental performance: a research note. Management Accounting Research, 50, 100724.