Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS SOBRE A ÓTICA DOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gabriel Lopes Moura
-
2 - Arlete Aparecida de Abreu
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga - ifmg Responsável pela submissão
3 - Sarah Lopes Silva
Instituto federal de Educação Ciências e Tecnologia de Minas Gerais - Formiga

Reumo

Nos dias atuais, para conseguir competir no mercado de trabalho ou ter um estilo de vida melhor ou melhores salários, grande parte da população busca a formação acadêmica de nível superior (OLIVEIRA, 2014). Dutra, Hipólito e Silva (2000) apontam que as competências socioemocionais precisam ser desenvolvidas com maior aptidão pelos estudantes antes que os mesmos ingressarem em um trabalho. Para Gomide e Alves (2018), Tough (2014) e Gondim et al. (2014), existem evidências baseadas na experiência de que as competências socioemocionais estão ligadas diretamente às competências profissionais.
Torna-se importante pesquisar sobre quais lacunas das competências socioemocionais estão realmente escassas nas instituições de ensino superior e qual é a visão dos jovens diante dessas competências que são tão necessárias para a vida profissional (FINI, 2018). O problema de pesquisa é: qual o nível de domínio que os alunos concluintes do curso Bacharelado em Administração de uma instituição de ensino superior pública de Minas Gerais possuem sobre as competências socioemocionais? O objetivo, portanto, é identificar o nível de domínio de competências socioemocionais nestes alunos.
Competência, do latim competentia, significa aptidão, idoneidade, faculdade que a pessoa tem para apreciar ou resolver um assunto (DIAS, 2010). As pessoas, segundo Argyris (2001), possuem a habilidade de desenvolver o aprendizado e a se auto identificar no mundo em que as rodeiam, reconhecendo suas próprias carências, ações indesejáveis e principalmente desenvolvendo aspectos socioemocionais importantes. Existem evidências baseadas em que as competências socioemocionais estão ligadas diretamente às competências profissionais (GONDIM et al. (2014).
Para a execução do presente trabalho optou-se pelo uso da pesquisa qualitativa - descritiva. Quanto ao procedimento, esta pesquisa pode ser classificada como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de um grupo focal realizado remotamente com os alunos da instituição, sendo que do total de 36 alunos matriculados no componente TCC, apenas 7 aceitaram participar da pesquisa. No grupo focal foi apresentado o problema de pesquisa e as discussões foram realizadas a partir das 4 dimensões das competências definidas por Macedo (2018).
A partir da análise dos dados, a perspectiva de avaliação do curso e da organização de ensino permitiu a identificação de 3 categorias: capacitação docente; ações de pesquisa e extensão e desalinhamento. Sobre a perspectiva Percepção sobre o mercado de trabalho, a análise dos dados possibilitou identificar uma única categoria, nomeada como Realidade x Teoria. A análise dos dados obtidos com a aplicação do Grupo de Foco permitiu identificar que a visão que os alunos entrevistados possuíam sobre o conceito de competência socioemocional era bastante limitada.
A aplicação de um Grupo Focal permitiu identificar que, para os alunos participantes, as competências socioemocionais não podem ser ensinadas em sala de aula. Ressalta-se que os mesmos acreditam que esse conceito já está no ser humano, ou seja, nasce na pessoa e é trabalhado somente pela família, portanto, nem a organização de ensino e nem o curso podem criar tais competências. Portanto, as competências socioemocionais só podem ser trabalhadas no decorrer do curso, se o mesmo já possuir tais competências com você, o que dependerá do nível de consciência do aluno.
DUTRA, Joel Souza; HIPÓLITO, José Antonio Monteiro; SILVA, Cassiano Machado. Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 1, p. 161-176, 2000. FINI, Maria Ines. Inovações no ensino Superior metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa–RAEP, v. 19, n. 1, p. 176-184, 2018. MACEDO, José Wilker de Lucena. Competências Socioemocionais no serviço público: Um estudo com gerentes de atendimento do