Resumo

Título do Artigo

INVENTÁRIO DE EMISSOES DE CARBONO EM PROJETOS DE EDIFICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NA BAHIA
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - ANGELA MÁRCIA DE ANDRADE SILVA
- Escola Politécnica Responsável pela submissão
2 - José Célio Silveira Andrade
- Universidade Federal da Bahia - UFBA
3 - Isabelle Barbosa de Brito
FACULDADE DE ARQUITETURA DA UFBA - FEDERAÇÃO

Reumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral elaborar inventário de emissão de GEE de projetos de edificações urbanas no estado da Bahia, produzindo conhecimentos para subsidiar a tomada de decisão por parte dos empreendedores e agentes públicos no que se refere as estratégias de mitigação e/ou compensação das mudanças climáticas no setor da construção civil. Foram empregadas as seguintes técnicas metodológicas: pesquisas bibliográfica e documental, estudo de caso em projeto/empreendimento denominado “Porto Privilege” localizado em Salvador.
A gestão e reporte das emissões de GEE é pouco pesquisada no Brasil, O inventário de emissões é uma ferramenta da contabilidade de carbono usada para a quantificação das emissões de GEE. A plataforma CECarbon surgiu da necessidade de disponibilizar ao segmento da construção civil uma ferramenta que tem como o objetivo mensurar dois parâmetros específicos: a) Emissões de gases de efeito estufa, incluindo aquelas embutidas nos ciclos produtivos dos materiais; b) Energia embutida. Na delimitação das fronteiras do ciclo de vida da CECarbon, optou-se pelas etapas “do berço a entrega da obra”.
Os resultados demonstraram que as emissões totais de carbono do projeto (1.134,7 tCO2e) refere-se ao aço, concreto, alumínio, argamassa e blocos de concreto (80% das emissões totais). A energia incorporada das matérias primas, materiais e insumos utilizados na obra (12.906,9 GJ) seria capaz de abastecer anualmente 415 casas de famílias médias brasileiras com 4 pessoas, durante um ano. Assim a avaliação do partido estrutural das edificações, a eficiência do processo construtivo, ou possíveis substituições de insumos mais representativos, podem ser estudadas para avaliar redução das emissões.
BENITE, Anderson. Emissões de carbono e a construção civil. Centro de Tecnologia de Edificações. São Paulo, 2011. BURRITT, R.L., SCHALTEGGER, S.; ZVEZDOV, D. Carbon management accounting: explaining practice in leading German companies, Australian Accounting Review, 21(1), 2011, pp.80–98. CECARBON. Buscamos a transição para uma economia sustentável, eficiente e de baixo carbono, 2022. Disponível em: https://www.cecarbon.com.br/about. Acesso em 20 jun.2022. CECARBON. Relatório Metodológico, SindusCon-SP: São Paulo, 2020