Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL: Proposta de Modelo de Gestão para Cálculo de Sustentabilidade Ambiental e Social
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafhaelly Souza Mendes
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - UFSC Responsável pela submissão
2 - Elisete Dahmer Pfitscher
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Cse
3 - Maria Denize Henrique Casagrande
- CCN/CSE/UFSC

Reumo

Diante das inovações, a contabilidade vem sendo um instrumento de gestão estratégica para promover ações essenciais para a reestruturação de pautas sustentáveis nas organizações. A origem da contabilidade ambiental está ligada à crescente conscientização sobre os impactos ambientais das atividades econômicas e à necessidade de responsabilidade ambiental por parte das organizações.
A problemática deste artigo fica resumida na seguinte questão-problema “Como se encontra uma IES Publica Federal com relação a Sustentabilidade Ambiental e Social”. Para responder a este questionamento tem-se o seguinte objetivo geral Propor um Modelo de Gestão para análise de Sustentabilidade Ambiental e Social de uma IES Pública Federal. Os seguintes objetivos específicos: Verificar os conceitos sobre a temática estudada para compor a Revisão teórica; verificar a quantidade de IES Publica Federal de Santa Catarina e Verificar um Modelo que se adapte as IES para o cálculo de sustentabilidade.
A contabilidade é uma ciência social aplicada, influenciada pelas mudanças sociais, políticas e econômicas, tem seus desafios. Surgem, a cada dia, novas necessidade, e entre ela está a procura por informações de caráter financeiro-ambiental. (FARONI et al., 2010). A contabilidade ambiental contribui com a coleta, medição, análise e divulgação de informação relacionadas aos aspectos ambientais de uma organização, isso pode incluir a quantificação das emissões de gases de efeito estufa, uso de recursos naturais, geração de resíduos, poluição do ar e da água e outros impactos ambientais.
A trajetória Metodológica divide-se em três fase. A primeira Revisão Teórica, onde são estudados os temas: Contabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental, Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais (GAIA), Sistema Contábil Gerencial Ambiental (SICOGEA) e Construções Sustentáveis. Na segunda fase, tem-se a Análise dos resultados, onde tem-se a quantidade de IES Pública Federal em Santa Catarina. Na terceira e última fase apresenta-se um Modelo de Gestão para Cálculo de Sustentabilidade Ambiental e Social.
As instituições de Ensino Superior (IES) são instituições acadêmicas que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa. Os resultados obtidos com aplicação do modelo SICOGEA demonstram que a IES está progredindo significativamente em direção à sustentabilidade. Os fornecedores estão se adaptando às licitações sustentáveis, as instituições estão promovendo a sustentabilidade ambiental no campus, e estão comprometidos em promover a inclusão social e a justiça.
É fundamental que a IES continue aprimorando seus esforços em direção à sustentabilidade, adotando práticas mais sustentáveis em todas as áreas de atuação. A integração da sustentabilidade nas operações, na educação é essencial para criar um futuro mais verde e sustentável. Em suma, este artigo é para abordar a questão da sustentabilidade na IES públicas federais, oferecendo um modelo prático e relevante para análise e melhoria.
FARONI, W.; SILVEIRA, S. F. R.; MAGALHÃES, E. A.; MAGALHÃES, E. M. A contabilidade ambiental em empresas certificadas pelas normas ISO 14001 na região metropolitana de Belo Horizonte. Viçosa - Mg: Revista Árvore, v. 34, n. 6, p. 1119-1128. 2010. KRUGER, S. D.; PFITSCHER, E. D.; UHLMANN, V. O.; PETRI, S. M. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO CATARINENSE; Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, jan./abr. 2013.PFITSCHER, E. D. GESTÃO E SUSTENTABILIDADE, ATRAVÉS DA CONTABILIDADE E CONTROLADORIA AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO CADEIA PRODUTIVA DE ARROZ