Resumo

Título do Artigo

A ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS EUROPEIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Ana Beatriz Nogueira Peixe Sales
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão
2 - FERNANDO LUIZ EMERENCIANO VIANA
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Beatriz Maia
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Unifor

Reumo

A produção mundial de plásticos tem apresentado um aumento constante ao longo dos anos, em resposta à crescente demanda em várias áreas de aplicação, mas esse contínuo aumento na produção de plásticos ao longo de décadas resultou na acumulação significativa de resíduos plásticos em escala global. As soluções para lidar com os resíduos plásticos têm sido amplamente debatidas, dentre elas há a busca por substitutos ao plástico, a reciclagem de resíduos segregados ou sua reutilização para a geração de energia, indo ao encontro dos princípios da Economia Circular (EC).
A Europa desempenha um papel de destaque na exploração de estratégias que abordam a introdução dos princípios da economia circular na indústria do plástico, se destacando como um epicentro de esforços e inovações. Nesse contexto, este artigo tem o objetivo de proceder uma análise bibliométrica abordando a transição para a EC da cadeia de suprimentos da indústria de embalagens plásticas na Europa, a partir das análises que compreendem a evolução da produção sobre o tema ao longo dos anos, os autores e artigos de maior destaque, as palavras-chave mais relevantes e os periódicos mais importantes.
A economia circular é um sistema regenerativo que busca minimizar a entrada de recursos, a emissão de resíduos e o desperdício de energia, promovendo o fechamento dos ciclos de material e energia por meio de práticas como design de longa duração, manutenção, reparo, reutilização, remanufatura, reforma e reciclagem (Geissdoerfer et al., 2017), sendo um sistema de produção e consumo que tem como objetivo manter produtos, componentes, materiais e energia em circulação, preservando seu valor ao longo de um período prolongado (Jabbour et al., 2019).
Este estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, fazendo uso da análise bibliométrica à luz da temática da economia circular na indústria do plástico na Europa. Para tal, foi efetuada uma pesquisa de artigos nas bases de dados Web of Science e Scopus, que resultou em 280 artigos. O Bibliometrix, pacote do software R que inclui a interface gráfica Biblioshiny foi utilizado para visualizar os resultados da análise bibliométrica.
Os resultados indicaram um aumento gradual na produção científica sobre o tema ao longo dos anos, com pico observado em 2022. As palavras-chave mais significativas identificadas na análise foram recycling e waste management, enquanto os periódicos mais relevantes foram Waste Management, Resources Conservation And Recycling Journal of Cleaner Production. Os autores que mais publicaram artigos sobre o tema no período analisado foram Ragaert K e Steven De, enquanto os autores com artigos mais citados foram Groh KJ e Meys R.
Apesar de se reconhecer as limitações da pesquisa e os resultados apresentados não permitarem um maior aprofundamento no conteúdo dos artigos pesquisados, até pelo caráter da análise bibliométrica efetuada, entende-se que o artigo traz contribuições relativas ao direcionamento das próximos etapas da pesquisa que, conforme mencionado, prevê a realização de uma revisão sistemática a partir dessa mesma base de 280 artigos (que passarão por novos filtros), que permitirá a ampliação da compreensão sobre a temática da transição para a economia circular da indústria de embalagens plásticas.
Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N., & Hultink, E.J. (2017). “The Circular Economy – a new sustainability paradigm?” Journal of Cleaner Production, 143, 757-768. Jabbour, A. B. L. S., Luiz, J. V. R., Luiz, O. R., Jabbour, C. J. C., Ndubisi, N. O., De Oliveira, J. H. C., & Hourneaux Jr, F. (2019). “Circular economy business models and operations management”. Journal of Cleaner Production, 235, 1525-1539.