Resumo

Título do Artigo

OS IMPACTOS DO MAU USO DO CARTÃO DE CRÉDITO E DE COMPRAS COMPULSIVAS
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Leonardo Vinicius Rodrigues
Centro Universitário Herminio Ometto - Centro Universitário Herminio Ometto Responsável pela submissão
2 - Mauricio Pereira Da Silva Junior
-
3 - Maria Eduarda de Souza
Fundação Herminio Ometto - FHO - Araras
4 - Claudio Augusto Ferreira Di Marco
- PPGAO

Reumo

Nos últimos anos, houve um alto crescimento no acesso e uso de cartões de crédito, meio de pagamento que se tornou extremamente popular e conveniente, tanto para os consumidores, quanto para os fornecedores. Além disso, uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo revelou que aproximadamente 35% dos indivíduos que possuem cartão de crédito fazem compras impulsivas e desnecessárias. Por fim, pode-se também inserir dentro dos fatores envolvidos, a falta de educação financeira da população.
Este trabalho tem como objetivo geral analisar questões gerais de como se dá o mau uso do crédito por meio de compras por impulso, sendo que além disso, tem como objetivos secundários estabelecer se os saberes aprendidos durante a realização de um de curso da área de negócios: a) ajuda um melhor entendimento sobre o uso do crédito e estimulando a adoção de medidas preventivas para a situação pessoal do indivíduo; e b) se esse aprendizado o capacita a ser gerador de informações que ajudem outras pessoas a se prevenir para o uso indevido de cartões de crédito.
O uso generalizado do cartão de crédito como forma de pagamento eletrônico trouxe conveniência, mas também riscos financeiros. O endividamento, muitas vezes causado pelo uso incorreto do cartão de crédito com altas taxas de juros, pode levar à inadimplência. Compras compulsivas, relacionadas a fatores emocionais, sociais e culturais, também atraentes para o individualismo. A Educação Financeira desempenha um papel crucial no desenvolvimento de habilidades para tomar decisões financeiras informadas e evitar problemas de individualização.
Para alcançar nossos objetivos, adotamos uma abordagem de pesquisa exploratória e descritiva. Inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica para embasar nossa pesquisa. Em seguida, coletamos dados por meio de um questionário online enviado a estudantes de graduação na área de negócios de uma universidade em São Paulo. Obtivemos a aprovação ética para nossa pesquisa. Utilizamos um formulário do Google Forms para a coleta de dados, que se estendeu de agosto a setembro de 2023. Após a exclusão de respondentes sem cartões de crédito, analisamos as respostas qualitativamente.
Depois da aplicação do questionário 58 dos 62 respondentes afirmaram ter ao menos um cartão de crédito, todos concordaram que o mau uso pode causar impactos psicológicos como estresse e outros fatores emocionais, dentro desses fatores verificamos que as redes sociais e pressão do grupo social pode influenciar, assim como o próprio cartão pode facilitar as compras compulsivas, analisando o primeiro e ultimo ano, os alunos de ultimo ano não acreditam ser ter capacidade para criar estratégias evitar o mau uso de forma pessoal, mas conseguem criar estratégias para outras pessoas evitam mau uso.
Este estudo proporcionou uma análise aprofundada sobre o uso inadequado do cartão de crédito e das compras compulsivas, além de uma comparação entre estudantes de primeiro e último ano em cursos de negócios, como pretendido. Quanto à educação financeira, houve uma melhoria no entendimento geral dos alunos, mas também destacou a necessidade de um enfoque mais abrangente no currículo. Futuras pesquisas podem se aprofundar nas razões subjacentes aos comportamentos financeiros negativos, mesmo com conhecimento prévio.
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