Resumo

Título do Artigo

Consumo Consciente: uma análise da predisposição de consumo de produtos sustentáveis
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Victória Lima Pires de Castilho
IFSPCAR - Instituto Federal de São Paulo - Campus Caraguatatuba - IFSPCAR - Instituto Federal de São Paulo - Campus Caraguatatuba
2 - MARLETTE CASSIA OLIVEIRA FERREIRA
-
3 - iSABEL CRISTINA DOS SANTOS
IFSPCAR - Instituto Federal de São Paulo - Campus Caraguatatuba - Graduação em Processo Gerenciais Responsável pela submissão

Reumo

O Marketing Verde tem sido uma alternativa estratégica de posicionamento para empresas que, nas décadas mais recentes, têm observado uma mudança no comportamento de compra dos consumidores, cada vez mais conscientes da consequência que o consumo excessivo tem trazido para o meio ambiente. Conspiram para a atitude ambientalmente orientada, os observatórios do clima e o que a população mundial pode fazer para proteger o planeta e as comunidades locais, reduzindo o impacto que a atividade produtiva e o consumo têm sobre o meio ambiente.
O que induz essa pesquisa a buscar uma resposta é em que medida o consumidor identificado como consciente está disposto a adotar uma atitude consciente nas compras?
Marketing Verde (MV) é uma solução para os desafios ambientais e sociais que se enfrenta no presente. Silva e Razzolini Filho (2021) afirmam que a inserção do MV é uma tendência crescente e ganhou intensidade a partir de 2008, e o ponto mais alto em 2019. Ele transcende a simples busca pelo atendimento das demandas dos consumidores, priorizando a sustentabilidade. Rosati e Faria (2019) constataram que as empresas que incluem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus relatórios de sustentabilidade são de maior porte, possuem valor de ativos intangíveis mais elevado.
Trata-se da aplicação de uma abordagem quantitativa, e pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada mediante a disponibilização de um questionário, elaborado com base na revisão bibliográfica e mensurado pela resposta às afirmativas por meio da Escala de Likert de cinco pontos além de questões múltipla escolha, entre outras. O questionário foi distribuído na rede de contatos corporativo, caracterizando uma estratégia de coleta de dados do tipo survey.
O estudo indicou que o Marketing Ambiental impacta as decisões de compra de consumidores que se identificam como ecologicamente conscientes. Observou-se que notícias sobre a degradação ambiental despertam a necessidade de adquirir produtos verdes, com média aritmética ponderada (MAP) de 3,78. A publicidade de produtos verdes nos pontos de venda influencia moderadamente, com MAP de 3,43. A presença de indicações de produtos ecológicos no ponto de venda também é relevante, registrando MAP de 3,14. O Marketing Verde influencia a conscientização e preferências do consumidor consciente.
O consumidor autodeclarado ambientalmente consciente está disposto a adotar uma atitude consciente nas compras. Isso é evidenciado pela alta intenção de compra de produtos ecológicos, bem como pela percepção positiva em relação ao Marketing Verde. Os consumidores conscientes não apenas expressam uma vontade de comprar produtos sustentáveis, mas também colocam essa intenção em prática, como evidenciado pelas médias obtidas ao consumo verde e boca a boca verde.
AAKER, D. A. Building strong brands. New York: The Free Press, 1998.; BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. 6ª Ed., Petrópolis: Vozes, 2003. BARBIERI, J. C., VASCONCELOS, I. F. G., ANDREASSI, A., & VASCONCELOS, F. C. (2010). Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, 50 (2), 146 - 154; BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our Common Future: Report of the World Commission on Environment and Development. Oxford University Press, 1987. CHAN, K. W. The Hukou System and Rural-Urban Migration in China