Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade no ensino superior em Administração: uma análise nas Universidades Federais de Minas Gerais
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LORENA MANZAN HORTENCIO
Universidade Federal de Uberlândia - FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS Responsável pela submissão
2 - Kelly Cristhie Rocha de Melo
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN
3 - Ananda Silva Singh
- Universidade federal de uberlandia
4 - Jaluza Maria Lima Silva Borsatto
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

INTRODUÇÃO O desenvolvimento econômico capitalista, intensificado pela revolução industrial, gerou impactos socioambientais significativos, destacando a contradição entre crescimento ilimitado e recursos finitos (LARA e OLIVEIRA, 2018). A ciência administrativa, com uma abordagem multidisciplinar e crítica, pode contribuir para o entendimento dos projetos políticos que movem o desenvolvimento nacional. A ‘Educação para a Sustentabilidade’ (EpS) busca integrar o desenvolvimento sustentável no processo de ensino-aprendizagem. Suas características principais incluem transversalidade, interdisciplinaridade e a aproximação entre teoria e prática. (UNESCO, 2017; JACOBI, 2005; STERLING, 2001). Neste sentido, este estudo busca responder à seguinte questão: Como a sustentabilidade está sendo abordada nos planos de ensino dos cursos de Administração oferecidos pelas Universidades Federais no estado de Minas Gerais? Ao identificar o estado da implementação da EpS nas instituições analisadas, espera-se contribuir para o direcionamento de esforços para evolução da sustentabilidade nas instituições e para o alcance da meta 4.7 dos ODS. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A busca por desenvolvimento sustentável demanda a revisão das práticas empresariais, adotando modelos de negócios que integrem dimensões social e ambiental, além da econômica, superando a lógica produtivista. Neste contexto, as universidades desempenham um papel crucial como agentes inovadores, integrando sustentabilidade nos currículos e promovendo práticas sustentáveis (ZORIO-GRIMA, 2020; RIBEIRO ET AL, 2021). A ‘Educação para a Sustentabilidade’ (EpS) busca integrar o desenvolvimento sustentável no ensino, mas enfrenta desafios, como resistência à mudança e dificuldades na integração prática (MARUYAMA, ISSBERNER e RIOS, 2021; RAUFFLET, 2014). Estudos mostram que a inclusão de sustentabilidade em administração é limitada, focando mais em aspectos ambientais do que sociais. (SANTOS et al., 2020; FIGUEIRÓ, SILVA e PHILERENO, 2019). Para superar os desafios e incorporar a EpS nas disciplinas de administração, é essencial aprofundar a discussão sobre o estado da EpS nas instituições e identificar caminhos para sua efetiva institucionalização. METODOLOGIA Foi adotada abordagem qualitativa, de caráter descritivo, e tipologia de pesquisa documental. Foram analisados os planos de ensino das disciplinas dos cursos de Administração das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais, selecionando aqueles com conceito 4 ou 5 no ENADE, e informações divulgadas nos sites das instituições. Foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, recomendada por Bardin (2016). Os dados foram organizados em 5 categorias de análise: integração, transversalidade, interdisciplinaridade, aproximação teoria e prática e ações institucionais. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Foram contemplados na análise cursos de administração de sete universidades: UNIFEI, UFLA, UFMG, UFOP, UFSJ, UFU e UFV. A análise dos dados na categoria ‘integração’ revelou que, embora todos os cursos de Administração tenham integrado a sustentabilidade nas ementas, a oferta de disciplinas é limitada e predominantemente de caráter eletivo. Na categoria ‘interdisciplinaridade’ observou-se que as disciplinas abordam a sustentabilidade de forma interdisciplinar, integrando conceitos administrativos. Para a categoria ‘transversalidade’ foi identificado que, apesar da quantidade de disciplinas ofertadas relacionadas com a sustentabilidade ainda ser baixa, a maioria dos cursos analisados apresentam o compromisso com a sustentabilidade em seus projetos pedagógicos. A aproximação entre teoria e prática ocorre por meio das iniciativas de extensão, incentivadas em todos os cursos analisados, porém as ações focadas em sustentabilidade são escassas. Em relação às ações institucionais, as universidades realizam principalmente iniciativas nas dimensões ambientais e sociais. Ações que integram as dimensões ambientais, sociais e econômicas foram identificadas em apenas duas universidades e se relacionam com projetos de extensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS A sustentabilidade é reconhecida nos objetivos dos cursos de administração e no perfil do egresso, porém as a integração nos cursos de administração ainda não ocorre de maneira sistêmica. As Universidades avaliadas demonstram o compromisso com a sustentabilidade em seus planos de desenvolvimento e comunicações, porém as ações ainda são predominantes na dimensão ambiental, sendo necessário o desenvolvimento de mais ações voltadas para a dimensão social e econômica. Embora o comprometimento seja positivo, é necessário ampliar e intensificar as iniciativas para preparar administradores capazes de enfrentar problemas socioambientais contemporâneos de maneira eficaz. REFERÊNCIAS BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016 FIGUEIRÓ, P. S.; SILVA, G. F. F. da.; PHILERENO, A. R. A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares. Administração: Ensino e Pesquisa, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 714–753, 2019. DOI: 10.13058/raep.2019.v20n3.1482. JACOBI, P. R. Educação ambiental e a construção dos espaços públicos: A formação de uma cidadania ativa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005. LARA, L. G. A.; OLIVEIRA, S. A. Sociedade de decrescimento: uma resposta para o desenvolvimento (in)sustentável? Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n 13, p. 684-722, 2018. DOI: https://doi.org/10.25113/farol.v5i13.4167 MARUYAMA, U.; ISSBERNER, L.; RIOS, P. A. P. Nurturing the Seeds of Sustainability Education: Information Regime in Brazilian Public HEI. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 2, 2021. DOI: 10.13058/raep.2021.v22n2.1978. RAUFFLET, E. Formas de integração da sustentabilidade ao ensino em Administração. In J. Brunstein, A. S. Godoy, & H. C. Silva (Eds.), Educação para sustentabilidade nas escolas de Administração. RiMa Editora, 2014. RIBEIRO, J. M. P.; HOECKESFELD, L.; DAL MAGRO, C. B.; FAVRETTO, J.; BARICHELLO, R.; LENZI, F. C.; DE ANDRADE, J. B. S. O. Green campus initiatives as sustainable development dissemination at higher education institutions: Students’ perceptions. Journal of Cleaner Production, 2021. DOI: 10.1016/j.jclepro.2021.127671 SANTOS, J. G.; ALVES, A. P. F.; FLORÊNCIO, D. R. L.; FERREIRA, C. E. V. Educação para a sustentabilidade no ensino superior: um estudo com bacharéis em administração. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 10, n. 1, p. 30-42, 2020. STERLING, S. Sustainable Education: Re-visioning Learning and Change. Green Books, 2001 UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2017. ZORIO-GRIMA, A. Driving factors for having visibility of sustainability contents in university degree titles. Journal of Cleaner Production, v. 242, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.10.344