Reumo
A gestão das cooperativas agrícolas envolve práticas essenciais para assegurar eficiência, transparência e sustentabilidade, incluindo a definição clara dos papéis e responsabilidades e a garantia de transparência e prestação de contas. A participação ativa dos membros, por meio de assembleias, decisões e educação contínua sobre direitos e responsabilidades, é crucial. A gestão eficaz otimiza a utilização dos recursos, reduz desperdícios e aumenta a produtividade, coordenando adequadamente atividades diárias como produção, processamento e distribuição, garantindo operações sem problemas. Por outro lado, facilitar a participação ativa dos membros nas decisões é fundamental, pois eles são tanto proprietários quanto beneficiários da cooperativa. Assim, a gestão deve garantir que os membros estejam informados, educados e engajados. Com base no exposto, questiona-se: como as práticas de gestão focadas em educação e participação dos membros, conforme relatadas pelos gestores, impactam na eficácia e desenvolvimento das cooperativas agrícolas? O objetivo é investigar como as práticas de gestão em cooperativas, com ênfase em educação e participação dos membros, impactam na eficácia e desenvolvimento das cooperativas agrícolas. Esta pesquisa é justificada pelo papel essencial das cooperativas na economia e na sociedade do Mato Grosso do Sul. Analisar as práticas de gestão nessas organizações, especialmente sob a perspectiva dos gestores, é crucial para identificar oportunidades de melhoria no desempenho e impacto das cooperativas. A educação contínua e o treinamento são fundamentais para capacitar os membros, e avaliar as percepções dos gestores sobre essas práticas pode destacar pontos fortes e áreas a serem aprimoradas, promovendo maior eficiência e inovação. Além disso, a participação dos membros nas decisões e atividades das cooperativas é um princípio vital. Compreender como os gestores percebem e promovem essa participação pode oferecer insights valiosos para fortalecer a governança e a democracia interna das cooperativas. A pesquisa é exploratória e qualitativa, investigando o impacto das práticas de gestão em educação e participação na eficácia das cooperativas agrícolas. Descritiva em seus objetivos, descreve como essas práticas influenciam as cooperativas. É de campo, com coleta de dados em nove cooperativas no Mato Grosso do Sul, utilizando entrevistas estruturadas e análise pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A pesquisa foi realizada diretamente no ambiente das cooperativas agrícolas, onde os pesquisadores coletaram dados primários, envolvendo a observação direta e a interação com os participantes no contexto natural das cooperativas. Da mesma forma, para garantir a representatividade e relevância dos dados coletados, é essencial definir claramente a população alvo. Neste caso, adotou-se como população nove cooperativas agrícolas estabelecidas no Estado do Mato Grosso do Sul. Por questões éticas, a denominação das cooperativas foi preservada a pedido dos gestores. Importante destacar que o total de participantes da população foi o mesmo da amostra, que consistiu em nove cooperativas agrícolas. Isso garantiu que todas as cooperativas identificadas fossem incluídas no estudo. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista estruturada com os gestores das cooperativas agrícolas. Além disso, a análise dos dados utilizou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), permitindo uma compreensão aprofundada das práticas e percepções dos gestores sobre a gestão das cooperativas. Com base nas informações extraídas de uma ampla revisão da literatura sobre gestão em cooperativas agrícolas, foram formuladas as seguintes questões sobre a educação e a participação dos membros: a) Educação dos membros: Qual é a importância atribuída à educação e ao treinamento dos membros em relação à governança, e existem programas específicos para capacitá-los nesse aspecto? b) Participação dos membros: Qual é o papel dos membros nas decisões estratégicas da cooperativa, e existem iniciativas específicas para promover a participação ativa deles? Posteriormente, as respostas dos gestores das cooperativas foram analisadas, resultando nos seguintes Discursos do Sujeito Coletivo: Quanto à educação continuada dos membros: “A cooperativa promove o cooperativismo através de eventos e treinamentos para colaboradores e o público externo, com o objetivo de fortalecer os princípios e valores do cooperativismo nas comunidades. Oferece programas de capacitação em vendas, atendimento e gestão, atualizando-os regularmente para atender às necessidades dos colaboradores e da organização. A educação e o treinamento dos membros são considerados essenciais para uma boa governança. No entanto, atualmente, a cooperativa oferece treinamentos gerais, sem programas específicos voltados exclusivamente para governança, o que faz com que muitos membros precisem buscar capacitação adicional por conta própria. A cooperativa valoriza a educação contínua, destacando parcerias e apoio de organizações como a cooperativa Aurora e a OCB, que oferecem cursos gratuitos e suporte financeiro. Encoraja-se a participação dos cooperados em cursos e treinamentos para garantir a compreensão e aplicação dos princípios do cooperativismo, promovendo um entendimento profundo e a eficiência da cooperativa.” Quanto à participação dos membros: “Os diretores, o conselho fiscal e a diretoria desempenham papéis importantes na tomada de decisões na cooperativa, mas atualmente não há iniciativas específicas para promover a participação ativa dos membros. Os cooperados têm um papel significativo nas decisões estratégicas e participam por meio de assembleias gerais e grupos de trabalho, com algumas iniciativas de treinamento para incentivá-los. A participação dos membros é crucial, pois contribui com ideias e feedback, embora as ações anteriores para fomentar essa participação tenham sido reduzidas. Recentemente, foram criados núcleos regionais para melhor acompanhar as atividades e necessidades locais, e várias iniciativas estão em andamento para aumentar o engajamento dos membros. Reuniões regulares e esforços para envolver mais os cooperados indicam um compromisso contínuo com a participação ativa dos membros.” Os resultados da pesquisa mostram que a educação e a participação dos membros são cruciais para a eficácia e o desenvolvimento das cooperativas agrícolas. A educação contínua, oferecida por meio de treinamentos e capacitações, fornece conhecimentos essenciais em práticas agrícolas, gestão financeira e governança, contribuindo para a produtividade e sustentabilidade das cooperativas. Programas de treinamento estruturados ajudam os membros a adquirir habilidades necessárias para decisões informadas e adoção de novas tecnologias, fortalecendo a capacidade da cooperativa de prosperar em um ambiente competitivo. A participação ativa dos membros nas decisões estratégicas é igualmente importante, garantindo que as decisões reflitam as necessidades da maioria e promovam um ambiente democrático e colaborativo.