Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A RESOLUÇÃO 493 DE 2022, SOB À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Viegas da Costa
- Centro Universitário Unihorizontes. UNA. PUC Minas
2 - Felipe Luiz de Moura Oliveira
Centro Universitário Unihorizontes - Unihorizontes Unidade Barro Preto Responsável pela submissão

Reumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma leitura da Resolução 493, de 2022, sob à luz da Análise Francesa do Discurso (AFD), buscando identificar possíveis conexões e/ou afastamentos da norma em relação à Educação Ambiental Crítica (EAC). Essa vertente da educação ambiental tem em sua essência a prática de uma educação ambiental fundamentada nos preceitos de Paulo Freire sendo encarada como uma prática política visando a libertação do sujeito, por meio da reflexão crítica no meio em que vive. A metodologia utilizada foi a Análise Francesa do Discurso (AFD), que em seu âmago, busca compreender informações presentes no discurso de maneira explícitas ou silenciadas, que demonstram uma relação de poder na tríade: sociedade, capital e ambiente.