Reumo
Este artigo teve como proposta analisar a percepção dos cidadãos sobre ESG. Para tanto, empregou-se uma pesquisa descritiva, adotando uma abordagem quantitativa e o método de levantamento de dados (“survey”) por meio da aplicação de um questionário on-line. Para a análise de dados, foi realizada a análise de estatística descritiva. Como resultado, encontrou-se que a população, pela amostragem dos respondentes, já ouviu e/ou viu o termo ESG e/ou outros correlatos, porém, não conhece o seu significado. Os resultados estão aliados à falta de divulgação das empresas que adotam e apoiam as práticas de ESG, bem como à abordagem dos termos nos seus meios de divulgação para que se torne popular. Por sua vez, a conscientização em sua forma simples impacta na preferência da sociedade ao adquirir produtos sustentáveis e desenvolvidos por empresas preocupadas com o meio ambiente, o bem estar social e a boa governança corporativa e não somente em angariar lucros financeiros próprios, indicando que a população possui o mínimo de conhecimento dos resultados das práticas de ESG do meio corporativo como reflexo na condução dos direitos e garantias do cidadão. Porém, o estudo demonstrou ser relevante uma melhor e maior divulgação das premissas de ESG pelas empresas.