Reumo
O Sistema Lean Manufacturing (produção enxuta), é um sistema de gestão responsável por focar na eliminação de desperdícios, visando à redução dos custos e o aumento da produtividade. Além disso, promove a simplificação e a melhoria do fluxo de materiais, aliando-se ao conhecimento dos processos e à identificação de falhas (MARQUES, 2019).
Além disso, promove a simplificação e a melhoria do fluxo de materiais, aliando-se ao conhecimento dos processos e à identificação de falhas (MARQUES, 2019).
O Restaurante Universitário da UFPE - Campus Acadêmico do Agreste, conhecido como RU, fornece refeições aos alunos do campus. Contudo, o desperdício de alimentos, devido à perecibilidade, é um problema comum em todo o setor alimentício. Sendo assim, surgiu a necessidade de estudar esse desperdício com o método Lean Manufacturing. Essa análise permitirá auxiliar a resultar melhorias substanciais na operação do restaurante, beneficiando gestores e alunos que dependem do serviço do RU. Portanto, o objetivo deste artigo foi examinar a aplicação da metodologia Lean Manufacturing em um Restaurante Universitário, identificando as ferramentas, os princípios e os desperdícios.
Neste artigo, um estudo de caso instrumental qualitativo conforme Yin (2009), visou-se destacar a utilização ou ausência de ferramentas, a presença dos princípios do Lean e a classificação dos desperdícios identificados no RU da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste.
A coleta de dados, realizada em junho de 2024, envolveu entrevistas semiestruturadas com uma nutricionista, uma gestora e um estoquista. A seleção dos entrevistados baseou-se na ligação direta com o processo produtivo, garantindo informações relevantes para o estudo.
A entrevista foi estruturada com a seguinte pergunta norteadora: De acordo com sistema Lean Manufacturing, quais os instrumentos identificados em um Restaurante Universitário?
A técnica de análise dos dados ocorreu mediante as diretrizes de conteúdo de Bardin (2006), que propõe tratar os dados a partir da codificação, apresentação e análise.
Os achados desta pesquisa indicam que os princípios Lean utilizados no Restaurante Universitário analisado aumentam a rentabilidade e melhoram a qualidade ao atender às necessidades dos clientes. Além disso, minimizam erros nas compras por meio de sistemas específicos, embora esses sistemas possam limitar a flexibilidade e a inovação. Portanto, eles ajudam a identificar áreas de sucesso e oportunidades para a empresa.
Além disso, as ferramentas utilizadas pelo RU analisado oferecem diversas melhorias. O Just in Time assegura uma produção eficiente ao evitar estoques excessivos, embora possa reduzir a flexibilidade diante de variações na demanda. Por outro lado, o Kaizen promove melhorias contínuas por meio da constante avaliação e ajuste dos processos, elevando a eficácia organizacional. Já a TPM garante a manutenção e substituição adequadas dos equipamentos, mas pode sobrecarregar os operadores com responsabilidades adicionais.
Ademais, os desperdícios identificados afetam a eficiência do processo produtivo, resultando em conhecimento limitado entre os funcionários e comprometendo a qualidade e a eficiência operacional. Além disso, destaca-se a necessidade de aprimorar o planejamento e considerar a doação segura de excedentes. Por fim, a falta de manutenção em equipamentos não essenciais devido à greve pode causar problemas futuros com o aumento da demanda.
Finalmente, os resultados encontrados oferecem valiosas contribuições. Do ponto de vista gerencial, aprimoram a eficiência operacional dos Restaurantes Universitários ao identificar limitações e oportunidades. No âmbito acadêmico, a pesquisa enriquece a teoria com um estudo de caso prático e aprofunda a compreensão dos princípios e ferramentas Lean, explorando desafios específicos. Além disso, avança a ciência ao aplicar o Lean Manufacturing em um setor não convencional.