Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA DIVERSIDADE , EQUIDADE E INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES: RESPONSABILIDADE SOCIAL OU ESTRATÉGIA COMPETITIVA
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alcides Mobricce Neto
ISAE - Instituto Superior de Educação e Economia - ISAE - Instituto Superior de Educação e Economia Responsável pela submissão

Reumo

A responsabilidade social e a gestão da diversidade, equidade e inclusão, conceitos constantemente debatidos no ambiente organizacional e na academia, tem contribuído para ampliar o olhar para o tema e inserir no contexto organizacional práticas de gestão que incentive a formação de equipes diversificadas. O presente artigo tem como objetivo identificar o papel da governança corporativa para a gestão da diversidade, equidade e inclusão, e se esta se vincula a fatores de responsabilidade social ou vantagem competitiva. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto a metodologia constitui-se de uma pesquisa de abordagem exploratória-descritiva, de viés quali e quantitativo, onde foi possível também observar o nível de maturidade da organização estudada em diversidade, equidade e inclusão. Constatou-se a partir da análise de dados internos, que a empresa é muito incipiente com relação à gestão da diversidade, equidade e inclusão. Embora tenha, planejado iniciar algumas ações pontuais, a organização ainda não considera a diversidade como um atributo de valor e vantagem competitiva e, portanto, não compondo o plano estratégico da empresa. Diante do exposto, pode-se compreender de acordo com os resultados obtidos através da aplicação do questionário que o nível de maturidade em gestão da diversidade, equidade e inclusão é normativo, que significa que a organização detém conhecimento somente cumpre com a legislação e possui políticas básicas acerca de diversidade, equidade e inclusão.